Nessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, promoveu ações visando à prevenção e combate à febre amarela e à dengue.
Na quinta-feira, 25, foi realizado o Programa Vigilância em Ação, no Bairro Água Comprida, que contou com visita casa a casa, tenda educativa sobre dengue e escorpião, vacina contra a febre amarela e visita a estabelecimentos comerciais.
O programa é semanal e leva aos bairros campanhas de vacinação, visitas e orientações aos comércios e à população, palestras sobre gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.
Já entre segunda, 22, e sexta-feira, 26, ocorreu a Semana de Eliminação de Criadouros, a fim de orientar a população sobre os riscos que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A atividade percorreu os Bairros Planejada I e II, Parque I e II, Jardim Iguatemi e São Miguel, em parceria com os agentes comunitários de saúde das respectivas unidades. Durante a iniciativa, os agentes fizeram visitas casa a casa para orientar e retirar materiais que possam servir de criadouro e acumular água. Além disso, foram realizadas coletas de larvas para análise, com objetivo de verificar se apresenta diagnóstico positivo ou negativo para o mosquito.
A ação terminou ontem, mas o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, Rodrigo Bueno, informa que é preciso ter atenção permanente a essa questão. “É importante a população ficar atenta e redobrar os cuidados todos os dias para eliminar possíveis criadouros do mosquito”.
Ele ressalta, ainda, que o município realiza várias atividades visando à prevenção e controle da dengue: teatro nas escolas municipais, arrastões de limpeza em toda a cidade, semana de eliminação de criadouros, pedágios educativos em vários pontos da cidade, tenda educativa com casinha da dengue nas feiras e locais de grande movimentação de pessoas, como o Mercado Municipal e a Praça Central, palestras em empresas, atividades de rotina (visita casa a casa, ponto estratégico e imóvel especial) com orientação da população e distribuição de folhetos educativos, atendimentos a denúncias e exames de larvas no município, além do Programa Vigilância em Ação.
Para mais informações ou denúncias, a orientação é entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, pelo número: (11) 4034-4144, ou comparecer pessoalmente à Rua Dr. Arthur Bernardes, 60, Vila Municipal, das 7h30 às 17h.
0 Comentários