No terceiro sábado de outubro, celebra-se o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a fim de conscientizar a sociedade para os riscos da doença, que pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também ser transmitida para o bebê durante a gestação. Dessa forma, o acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal é fundamental para previnir a sífilis congênita.
Nesse sentido, em Bragança Paulista, ocorrerão, durante o mês, ações de conscientização e mobilização em todas as unidades de saúde, bem como serão ofertadas testagens rápidas para detecção da doença e, se necessário, dado início ao tratamento.
Em 2023, Bragança Paulista recebeu, do Ministério da Saúde, o selo ouro de boas práticas de eliminação da transmissão vertical da sífilis e o selo de eliminação de transmissão vertical do HIV.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e sua prevenção só é possível por meio do uso de preservativos e da testagem periódica.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários