A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Bragança Paulista está realizando inspeções em veículos movidos a óleo diesel da frota municipal e de empresas terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura, com o objetivo de reduzir a emissão de fumaça preta. Essa ação está em conformidade com a Lei Complementar Municipal nº 800/215, que estabelece normas para o controle ambiental da poluição veicular.
Nesta semana, as ambulâncias da Secretaria Municipal de Serviços e do SAMU foram inspecionadas pelos fiscais da Divisão de Fiscalização Ambiental.
Todos os veículos que passam pela inspeção e são aprovados recebem um selo de inspeção válido por um ano.
A fiscalização dos veículos da frota própria é realizada por meio da Escala de Ringelmann, um método visual que utiliza uma escala graduada de cores para determinar o grau de opacidade da fumaça emitida pelos veículos. Esse método permite que a fiscalização seja feita com o veículo em movimento. Já os veículos da frota terceirizada são inspecionados com o uso de um opacímetro, um instrumento que mede a opacidade da fumaça emitida pelos motores a diesel.
A população também pode contribuir para a diminuição da poluição do ar, adotando algumas medidas no uso de veículos:
- Evitar deixar o tanque na reserva: Quando o tanque está na reserva, resíduos que ficam no fundo do tanque podem entupir os bicos injetores, prejudicando o motor e aumentando a evaporação de combustível, tornando-o mais poluente;
- Evitar arrancadas e acelerações bruscas: Acelerar ou frear bruscamente quando não há necessidade aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Além disso, é recomendado não esticar muito as marchas para reduzir o consumo de combustível e a poluição do meio ambiente;
- Realizar a manutenção regular do veículo: Fazer revisões regulares com um mecânico é a melhor forma de manter o carro em bom estado e reduzir a poluição. É importante verificar catalisadores (que são agentes antipoluentes), filtros de ar e de combustível, válvulas injetoras e velas de ignição.
Com a participação ativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o engajamento da população, é possível minimizar a poluição do ar e promover uma cidade mais sustentável.
0 Comentários