A Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases) completou, em fevereiro deste ano, 27 anos de fundação. Na noite de quarta-feira, 27, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prestou uma homenagem à instituição.
O evento foi realizado na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, na Av. Alpheu Grimello, no Lago do Taboão, e contou com a presença da secretária da pasta, Vanessa Nogueira, da secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Cristiane Bueno, do vice-prefeito Amauri Sodré, dos vereadores Beth Chedid e Basílio Zecchini Filho e membros da Ases.
O prédio da secretaria foi reformado e, com isso, foram colocados poemas feitos pelos escritores da associação nos bancos da área externa e nas paredes da área interna.
A ex-presidente e diretora financeira da Ases, Henriette Effenberger, informou que a associação possui entre 60 e 70 publicações de livros e já realizou cerca de 25 concursos estudantis e 25 concursos nacionais. “A Ases foi uma divisora de águas na cultura de Bragança Paulista, por meio dela, movimentamos a literatura, o resgate de memórias e tradições. Para nós, é um momento de orgulho e alegria estarmos aqui hoje, pois é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho”, declarou Henriette, que ainda contou que o Concurso Estudantil de 2019 terá como tema: Igualdade na Diversidade, e que o regulamento será lançado em abril. A iniciativa é voltada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Em 2019, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural, reconheceu a Associação de Escritores de Bragança Paulista como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), comprovando que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
A cerimônia de comemoração do aniversário da entidade contou também com a participação da dupla Susana Nogueira e Jamil, que cantou clássicos, como Flor de Lis, de Djavan, Encontros e Despedidas, de Maria Rita, e Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga.
A escritora Anna Servelhere deu início às comemorações declamando a poesia “A questão do não ser”. No uso da palavra, a presidente da Ases, Lyrss Cabral Buoso, disse que homenagens como essa motivam a continuação do trabalho em prol da literatura. “Na Ases, somos todos voluntários, estimulamos a criação literária, o aprendizado da língua portuguesa e a leitura. Estamos de portas abertas para receber novos escritores. Tenho uma gratidão imensa pela Prefeitura ter se lembrado da gente e nos feito essa homenagem”, comentou.
Em seguida, o vice-prefeito Amauri Sodré e a secretária Vanessa Nogueira entregaram à presidente Lyrss um cartão de prata com os dizeres: “Ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção - José Saramago. Uma homenagem da Prefeitura de Bragança Paulista a Ases pelo seu 27º aniversário de fundação”.
Ao final, o tradicional parabéns foi cantado pela dupla Susana Nogueira e Jamil, com acompanhamento de todos os presentes.
0 Comentários