Na manhã dessa quarta-feira, 25, esteve em Bragança Paulista o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para um encontro com lideranças políticas da região a fim de tratar sobre o cadastramento dos produtores rurais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo prazo encerra-se em maio de 2015.
A prefeita em exercício, Huguette Theodoro da Silva, participou do evento, assim como o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, Alfred Erbert, e Marcelo Leite Vasco de Toledo, que representou os sindicatos rurais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, produtores rurais e a sociedade civil da Região Bragantina.
O objetivo do encontro foi incentivar as lideranças regionais a cadastrarem o mais rápido possível os produtores rurais no sistema estadual para que, posteriormente, os dados sejam repassados ao governo federal. Até o momento, o índice de inscritos é de apenas 35%, sendo necessário que mais 65% dos produtores do estado de São Paulo se cadastrem.
O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como intuito reunir informações de Áreas de Preservação Permanente (APP), de florestas e remanescentes de vegetação nativa, de áreas de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR), entre outras. Com essas informações, é possível monitorar e combater desmatamentos, além de obter planejamento ambiental e econômico desse tipo de propriedade, informou a Prefeitura.
Huguette abriu a solenidade, afirmando estar honrada com a presença do secretário estadual e opinando que o cadastro poderá ser preenchido totalmente se forças forem somadas. “O cadastramento dos produtores rurais bragantinos e da região é muito importante. Se unirmos forças, dá para cumprir o prazo. Este encontro já é o primeiro passo para essa união”, salientou.
O secretário Arnaldo Jardim explicou que a prioridade do cadastramento é fortalecer a agricultura no estado, principalmente nas cidades do interior, além de poder caminhar ao lado das questões ambientais. O secretário disse também que o cadastramento permitirá ainda com que os proprietários participem do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que prevê a regularização e recuperação ambiental rural das propriedades.
Os produtores rurais que ainda não realizaram o cadastro devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios ou a Casa da Agricultura, localizadas no Parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta.
0 Comentários