O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo, 5. Foram 3,9 milhões de inscritos no exame, que tiveram 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), além de entregar uma redação dissertativa/argumentativa sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. E neste domingo, 12, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que 71,9% dos estudantes inscritos fizeram a primeira etapa do Enem em todo o Brasil. A abstenção foi de 28,1%. O número divulgado pelo Inep é da apuração de 98,3% da quantidade de inscrições, levantadas até as 20h do dia 5.
Amanhã, os portões de entrada para o Enem 2023 fecham às 13h, mas a orientação é chegar às 12h no local de prova, uma vez que, após fechados, ninguém mais pode entrar no local.
O estudante precisa levar uma caneta esferográfica de tinta preta e de tubo transparente e um documento original com foto. O Inep recomenda que o participante esteja munido de cartão de confirmação impresso. Lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, entre outros materiais, não podem ser utilizados no dia da prova. Caso o estudante leve, será necessário colocar os itens dentro do porta-objetos, fornecido pelo aplicador na entrada, junto ao celular, que deve estar desligado.
Lanches e bebidas não alcoólicas são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais do Inep. Já em relação à vestimenta, não há nenhuma restrição, apenas acessórios que cubram a cabeça, como bonés e toucas, são proibidos – a exceção são itens religiosos, como burca, véu e quipá. O estudante deve se vestir da forma mais confortável possível.
Um fator importante antes da última etapa da prova é tirar um tempo para relaxar. De acordo com alguns educadores, é necessário que o aluno descanse e faça algo prazeroso para acalmar a ansiedade.
Algumas das orientações de especialistas incluem: se afastar das redes sociais; evitar comentários de outros candidatos sobre o primeiro dia de prova; fugir de qualquer tipo de conflito; ficar com pessoas que o deixem feliz e confortável; fazer atividades físicas leves; comer alimentos da sua dieta habitual e acessar conteúdos diferentes dos que estão relacionados ao exame. Essa estratégia ajuda o aluno se a concentrar mais e ter um desempenho melhor no dia do exame.
Saiba mais sobre o Enem em: https://enem.inep.gov.br/.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários