As unidades básicas de saúde do município estão oferecendo serviço de combate ao tabagismo. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, tem o objetivo de alertar sobre os perigos do tabaco e oferecer ajuda na cessação de fumo.
As atividades acontecem sempre em grupos de 10 a 20 pessoas e por sessões, nas unidades Água Comprida, CDHU, Cidade Jardim, Henedina Cortez, Pedro Megale, Planejada II, São Lourenço, Santa Luzia, Vila Bianchi e Vila Davi. São ofertados tratamentos, como adesivos, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e o medicamento bupropiona. Os interessados em participar do serviço devem procurar o enfermeiro responsável pela unidade.
Para seleção do grupo, os interessados são entrevistados e avaliados com o teste de Fargeström, que mede o grau de dependência à nicotina e o estágio de motivação: pré-contemplação, contemplação, pronto para a ação e ação. Vale ressaltar que o estágio de pré-contemplação é uma etapa em que não há intenção de mudança pela falta de consciência dos prejuízos associados ao comportamento-problema, portanto, o paciente receberá o acompanhamento da equipe multiprofissional, mas ainda não está apto a compor o grupo.
O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, sendo responsável por mais de dois terços das mortes em decorrência da doença no mundo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final de 2019, sejam registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão em decorrência do tabagismo, sendo 18.740 em homens e 12.530 em mulheres.
0 Comentários