Para comemorar o Dia Nacional do Futebol, o Jornal Em Dia presta uma singela homenagem ao ex-jogador e, atualmente, técnico de futebol, Luís Carlos de Oliveira Preto, mais conhecido como Pintado. Nascido e criado em Bragança Paulista, ele começou a jogar futebol nas categorias de bases do Legionário E. C., mas aos 10 anos, foi para o Ferroviários A. C., de onde saiu para profissionalizar-se no C. A. Bragantino, aos 16 anos. Logo em seguida, Pintado foi vendido para o São Paulo F. C., no qual brilhou e teve seu melhor momento na carreira, conquistando o bicampeonato da Copa Libertadores da América em 1992 e 1993, e o título do Mundial de Interclubes em 1992, em cima do todo poderoso Barcelona, da Espanha.

Uma das formações do C.A. Bragantino, campeão brasileiro da Série B de 1989:
Em pé – Dr. Ródão (médico), Paulo César, Pintado, Souza, Gil Baiano, Nei, Biro Biro e Leo (massagista). Agachados - Ramon, Valmir, Claudinho Gaúcho, Zé Rubens e Gatãozinho
Pintado, sem dúvidas, entrou para a história do Tricolor e se tornou um ídolo da torcida são-paulina por sua raça dentro de campo e, principalmente, por sua impecável determinação no setor de marcação, fator primordial que fez o grande mestre Telê Santana, técnico do São Paulo à época, a pedir para o clube do Morumbi ir buscá-lo novamente no C. A. Bragantino, time para o qual ele estava emprestado e não chegou a um acordo de renovação de contrato, já que a diretoria do Massa Bruta tinha lhe oferecido um salário considerado muito baixo. Sua volta para o São Paulo foi um pouco conturbada, pois o Bragantino ainda tentou brigar na Justiça, na tentativa de manter o passe do atleta. Sem sucesso nos tribunais, o Braga teve de liberar o jogador que, a partir de então, construiu uma carreira vitoriosa e invejável no clube da capital paulista.

Na época que jogou no Tricolor, teve como técnico o mestre Telê Santana, com quem conquistou diversos títulos
Pintado vai completar, em 17 de setembro, 55 anos de vida. Confira a entrevista com o ex-jogador:
Jornal Em Dia: Como está a sua carreira profissional atualmente? Você vai comandar alguma equipe neste segundo semestre?
Pintado: Sigo buscando me aprimorar, lutando por um espaço profissional como técnico de futebol. Hoje, estou feliz no comando do Juventude-RS, clube tradicional do futebol brasileiro, que vai começar a disputar, no próximo mês, a Série B do Brasileirão.
Jornal Em Dia: O São Paulo é o seu time de coração?
Pintado: Hoje, sou profissional, mas tenho sim, pelo São Paulo, um agradecimento e um carinho por toda vida, pois foi nesse clube que tive o melhor momento profissional da minha vida, e devo muito a ele e ao mestre Telê Santana, que me orientou muito como atleta e como pessoa. No São Paulo, tive os momentos mais vitoriosos da história como jogador profissional. Conquistei o bicampeonato da Libertadores e o título Mundial de Clubes. Sem dúvidas, foram os momentos mais felizes e importantes da minha vida como atleta.

Time do São Paulo F.C., campeão mundial de clubes em 1992:
Em pé - Adílson, Zetti, Ronaldão, Vítor, Pintado, Ronaldo Luís e Toninho Cerezo. Agachados - Hélio Santos (massagista), Müller, Palinha, Cafu, Raí e Moraci Sant’Anna (preparador físico)
Jornal Em Dia: Vamos falar um pouco sobre a sua trajetória. Em quais clubes você atuou como profissional no país e fora dele?
Pintado: No Brasil, defendi os clubes: Bragantino, São Paulo, Taubaté, América Mineiro, Santos, Atlético Mineiro, Portuguesa, Brasiliense e Santa Cruz. E, fora do país, vesti as camisas do Cruz Azul, do México, e do Cerezo Osaka, do Japão.
Jornal Em Dia: Quais títulos você tem na carreira como jogador profissional?
Pintado: Conquistei nove títulos em toda a minha carreira. Com o Bragantino, fui campeão brasileiro da Série C, em 1989, e campeão paulista, em 1990. Já no São Paulo, conquistei dois títulos do Paulista, em 1985 e 1992; fui bicampeão da Libertadores em 1992 e 1993; campeão mundial de interclubes, em 1993. Ainda com o São Paulo, em 1992, conquistei os títulos dos tradicionais torneios Teresa Herrera e Ramon de Carranza, na Espanha, derrotando nas finais o Barcelona e o Real Madrid, respectivamente.
No América Mineiro, fui campeão da Série B do Brasileirão, em 1997, e campeão da Copa Sul-Minas, em 2000. E, defendendo o Cruz Azul, fui campeão da Copa do México, em 1996.

Ao lado de Zetti, Toninho Cerezo, Ronaldão e Raí, ergue o troféu de campeão paulista, título conquistado pelo São Paulo, em 1991
Jornal Em Dia: O que o Bragantino e a cidade de Bragança Paulista significam na sua vida?
Pintado: O Bragantino foi o time que me mostrou o futebol profissional e me fez ser um profissional mais dedicado, e foi também o clube que me impulsionou no futebol, além de ser o meu time como torcedor. Já a cidade de Bragança Paulista é meu porto seguro, onde tudo que eu amo está depositado, é minha terra natal, sou muito feliz em morar aqui.
Jornal Em Dia: Qual é a sua ligação com o Ferroviários?
Pintado: O FAC é o time da minha família, todos os meus tios jogaram lá e hoje meus amigos fazem parte da diretoria. Gosto muito do ambiente do clube.
Jornal Em Dia: Em época de Eleições Municipais, o seu nome sempre surge como provável candidato a prefeito ou vice. Você tem pretensão de algum dia entrar para a política?
Pintado: Nunca irei ser político. Quanto a ajudar minha cidade, já faço isso, mesmo não tendo um cargo público. Nós, bragantinos, somos um povo privilegiado, vivemos em uma cidade abençoada.
Jornal Em Dia: Como você está vendo toda essa situação causada pela pandemia do novo coronavírus?
Pintado: Essa pandemia vem transformando o mundo, mas tenho certeza de que sairemos melhores disso tudo. O momento é difícil, mas vamos sair dessa situação mais fortes.
Jornal Em Dia: O isolamento social paralisou os principais campeonatos do mundo; alguns deles já voltaram e outros estão voltando. Você é a favor desse período de quarentena?
Pintado: Com certeza, o isolamento social é fundamental para nos protegermos do contágio, mas ainda não existe 100% de segurança sem a criação da vacina. Com isso, ele se torna o meio mais seguro que existe para nos proteger atualmente. Então, vamos ficar em casa.
Jornal Em Dia: Você tem algum sonho que não realizou e ainda gostaria de realizar?
Pintado: Tenho muitos sonhos para realizar, continuo lutando todos os dias para que eles sejam realizados com muita luta e honestidade.
Jornal Em Dia: Deixe uma mensagem para os amantes do futebol e também para o povo bragantino.
Pintado: O futebol é o meio mais saudável para sermos felizes e encontrarmos nossos amigos. Vamos ser felizes dentro do futebol! E meus queridos conterrâneos, agradeço vocês sempre pela torcida, amizade, respeito e as alegrias que sempre me proporcionaram. Obrigado, povo bragantino, e feliz Dia do Futebol.

Pintado foi apresentado no Juventude de Caxias do Sul, no mês de junho, durante live comemorativa aos 107 anos do time gaúcho

Em 2016, após 23 anos, Pintado voltou a trabalhar no Tricolor Paulista, desta vez, como membro da comissão técnica
0 Comentários