Na Tribuna Livre da última sessão ordinária de terça-feira, 10, a primeira convidada a se manifestar foi Gislaine Aparecida Toledo, de 35 anos, representando as pessoas com síndrome de down. A participação aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no próximo dia 21.
Durante sua fala, Gislaine contou aos vereadores um pouco sobre sua rotina, que trabalha em casa ajudando a mãe e cuidando dos sobrinhos e leva uma vida como todos os outros de sua idade. Da rotina, a jovem afirmou que passeia com amigos e familiares aos finais de semana e diz ser independente com seus afazeres. “Tenho orgulho de ser down, sou muito feliz por estar aqui hoje”.
Ela recebeu os cumprimentos dos vereadores que agradeceram sua presença na Casa, ressaltando ainda a importância da representatividade e que a população reconheça que pessoas com síndrome de down são capazes de estar no mercado de trabalho e viver normalmente, livre de preconceitos.
O segundo inscrito foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, que compareceu para falar sobre a colocação do município no ranking no Programa Município Verde-Azul do Estado de São Paulo. Bragança Paulista evoluiu de 340º colocado em 2017 para 2º em 2019, dentre os 613 municípios do estado. A cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro, alcançando 1ª posição nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que abrange 66 municípios.
“Este é um motivo de muita alegria. Semana passada foi feita a entrega da certificação, tivemos a honra de ficar em 2º lugar no Estado de São Paulo. Foi uma grata surpresa. Essa é a consolidação de um trabalho muito forte. Além disso, chegamos ao 1º lugar na Bacia Hidrográfica do PCJ, uma tarefa nada fácil. Temos cidades com aporte financeiro muito maior que nós, secretarias melhores estruturadas, como a de Campinas, Paulínia e Piracicaba, mas conseguimos este prêmio”, afirmou Alexandro.
0 Comentários