Na última sexta-feira, 9, ocorreu uma solenidade em comemoração ao centésimo ano de fundação do T.G. 02-009, antiga “Linha de Tiro 464”, na sede do Tiro de Guerra de Bragança Paulista.
Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito e paraninfo da turma, Amauri Sodré, acompanhado de sua esposa, Cleide Izeppi da Silva, representando o prefeito e diretor do Tiro de Guerra, Jesus Chedid, o general de divisão, Adalmir Manoel Domingos, comandante da 2ª Região Militar, os subtenentes Ronaldo Leal Ferreira, adjunto de comando da 2ª Região Militar, Francisco Eudes Morais da Cunha, instrutor-chefe, e Élvio Brenner Vilamaior, além de outros integrantes do Tiro de Guerra.
Após a formação da mesa de autoridades, foram prestadas as honras militares ao comandante da 2ª Região Militar, o general Adalmir Manoel Domingos e, em seguida, o monitor 27 Damasceno - destaque do mês de outubro - fez a apresentação da tropa.
O ex-atirador da turma de 1940 e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (criada por ocasião da 2ª Guerra), Moacir Pinheiro, foi homenageado por seu sacrifício, bravura e glória, em defender a honra da pátria e os ideais de liberdade e democracia. O subtenente Élvio fez a leitura do histórico do TG e explicou que a pesquisa foi feita no museu da cidade e também no Centro de Apoio de Suporte Documental da USF, onde foram encontrados vários jornais e livros de registro da época.
Na ocasião, também foi realizado o canto da canção do Exército, com letra do tenente Coronel Alberto Augusto Martins e música de Teófilo de Magalhães, e descerramento da placa comemorativa aos 100 anos de fundação do Tiro de Guerra.
O vice-prefeito Amauri Sodré, ao fazer o uso da palavra, parabenizou o centenário do TG 02-009 e agradeceu por ter sido escolhido como o paraninfo da turma de 2018. “Em nome da Administração Jesus e Amauri, agradeço a presença dos familiares dos atiradores nesse momento tão importante para eles. Estive na aula inaugural e é uma honra estar nessa solenidade de encerramento”, comentou.
“É uma honra ter uma oportunidade de comemorar o centenário dessa instituição criada com tanto amor e carinho aqui em Bragança Paulista, que, durante esses cem anos, cumpriu a sua finalidade institucional, mas, acima de tudo, contribuiu para formar verdadeiros cidadãos para compor a sociedade bragantina, da qual meu orgulho de fazer parte”, afirmou o subtenente Francisco.
Também prestigiaram o evento vereadores municipais e o padre José Roberto Casava, da Paróquia Coração Imaculado de Maria.
0 Comentários