Vamos pensar juntos: palavras com a mesma terminação devem ter algo em comum. Segundo a tradição desta época, panetone (é pão de Toni, aquele pão doce com frutas cristalizadas e passas que eu particularmente comeria o ano todo), chocotone (é a invenção feita sem frutas e passas, mas com gotas de chocolate – que particularmente não aprecio) e eu trago o sorvetone, que é a mistura de panetone com sorvete!
Isso mesmo. Hoje trago a sugestão para você brilhar na reunião da família ou na confraternização do trabalho fazendo um sorvetone. E, para isso, pode usar aquele panetone comprado em padaria, o que estiver na promoção – se preferir, pode ser o chocotone também –, sempre o mais barato, pois o resultado é sempre bom.
E não vai levar mais do que quinze minutos para fazer a primeira etapa, deixar congelar de um dia para o outro (em geral, faço à noite para terminar no dia de servir), finalizar com um chocolate derretido que não leva nem dez minutinhos e é só esperar os elogios.
Garanto que se fizer o sorvetone, ele será repetido sempre, pois, além de bonito, fica gostoso, e é uma sobremesa que rende.
.jpg)
- 1 panetone ou chocotone de 400 (o que usei) ou 500 gramas
- 1 embalagem (395 g) de leite condensado
- 1 caixa (200 g) de creme de leite
- Suco de 1 limão
Cobertura:
- 1 barra de chocolate ao leite ou meio amargo (90 g)
- 1 caixa (200 g) de creme de leite
.jpg)
Atenção: não tire o papel do panetone para fazer a primeira parte da receita.
Coloque o panetone numa tábua e corte a “tampa” dele, um pouco acima do papel que o envolve, sem retirar esse papel. Reserve esta tampa de panetone para usar depois.
Com uma faca de ponta, corte delicadamente toda a volta do miolo do panetone (veja a foto), deixando cerca de 1 cm nas laterais.
Com a ajuda de uma colher, sem “cavocar” até o fundo para não furar, vá retirando toda a massa do panetone e depois coloque no copo do liquidificador.
.jpg)
Junte ali o leite condensado, 1 caixa de creme de leite e o suco de limão e bata até virar um creme.
Despeje devagar este creme dentro do buraco do panetone até encher totalmente (caberá tudo, tenha paciência).
.jpg)
Pegue a tampa que deixou reservada, coloque delicadamente na direção correta “tampando” o panetone e leve ao congelador ou freezer por no mínimo 5 horas ou de um dia para o outro.
.jpg)
Depois de congelado, retire do congelador ou freezer e retire o papel de toda a volta.
Num prato, pique o chocolate e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto ou um pouco mais, mexendo na metade do tempo até derreter totalmente.
Junte a outra caixa de creme de leite e misture até ficar homogêneo.
Cubra o topo do sorvetone e deixe escorrer nas laterais. Se quiser cobrir totalmente, precisará de maior quantidade de cobertura, mas o ideal é somente dar um acabamento de chocolate.
.jpg)
Para servir, deixe cerca de meia hora antes fora do freezer para poder cortar. Se acaso sobrar, conserve no freezer ou congelador.
.jpg)
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários