Estamos na temporada das mangas caipira — aquelas cheias de fiapo, antigamente chamadas de manga espada e manga rosa (quando ainda não conhecíamos a palmer nem a tommy). Eram mangas que a gente comia se lambuzando: saborosas, sem agrotóxicos e muito presentes na nossa memória afetiva. Nessa época do ano, é comum encontrar mangueiras carregadinhas em terrenos pela cidade, no entorno do Lago do Taboão, em algumas praças e até em outros locais inusitados.
A manga é uma fruta que ajuda a combater inflamações, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em diversos nutrientes.
Por outro lado, a manga contém bastante frutose, um tipo de açúcar naturalmente presente na fruta e que aumenta conforme ela amadurece. Por isso, não é aconselhada para quem precisa perder peso, especialmente se consumida com muita frequência, já que também é uma fruta calórica.
Muito versátil, a manga pode ser utilizada de várias formas — inclusive com a casca, que pode ser consumida ao natural ou em preparações como suco, geleia, vitamina, salada e molhos.
Aproveitando a grande quantidade de frutas disponíveis nessa época, trago a receita do suco de manga com limão que, além de muito saboroso, fica cremoso. Se não adicionar água e levar ao fogo, pode se transformar em geleia, inclusive com a adição de maracujá, combinação que fica deliciosa.
Todos os anos preparo o suco e congelo em cubinhos ou copos para aproveitar a safra das mangas. Neste ano, em conversa com meu irmão Luciano, que tem em sua chácara uma mangueira bastante produtiva, aprendi alguns segredos que facilitam o preparo. Antes, o processo era mais trabalhoso e havia desperdício, pois eu descascava cada manga antes de bater no liquidificador. Luciano me ensinou a bater a manga já cortada, com casca mesmo, o que resulta em um suco mais encorpado e com maior quantidade de pectina — responsável pela consistência cremosa, quase como um creme.

As medidas variam de acordo com a quantidade de frutas disponíveis.
Lave bem cada manga, retire eventuais partes machucadas e corte-as em pedaços, descartando os caroços.
Coloque os pedaços no copo do liquidificador e acrescente água fria ou gelada até cobrir as mangas, facilitando o processo. Bata em velocidade alta por 1 a 2 minutos, dependendo da quantidade de frutas, até obter um creme homogêneo.
Passe a mistura por uma peneira para deixar o suco bem lisinho. Em seguida, esprema o caldo de um a dois limões-tahiti. Se preferir o suco mais ralo, acrescente um pouco mais de água. Adoce a gosto, se necessário.
Se sobrar, o suco pode ser mantido na geladeira por até dois dias.
Para congelar, não misture o suco de limão nem acrescente mais água. Coloque o creme peneirado em formas de gelo ou recipientes similares e leve ao freezer. Depois de congelados, transfira os cubinhos para sacos próprios e conserve no freezer para usar quando desejar.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

0 Comentários