A vida nos apresenta novos caminhos, mas não se engane, todos eles são prévia e cuidadosamente desenhados pelo Eterno. Ele conhece de antemão cada curva da estrada, cada buraco e percalço, cada árvore que ele mesmo sustenta em pé e que enfeita a paisagem. Ele nos prepara para trilhar esses caminhos, mesmo que a princípio não notemos. Cada fase, cada escolha, cada desafio e cada coragem fomentada no medo nos prepara para viver a novidade que Ele generosamente nos oferece.
Estou vivendo uma dessas novidades, e confesso, tem sido desafiador... Mas afinal, não é essa a graça da existência? E logo eu que tenho a coragem tatuada na pele, sob a forma das sábias palavras de Guimarães Rosa “O que ela quer da gente é coragem”, não poderia deixar passar um desafio.
Mas começar algo novo é sempre inquietante, o reconforto vem da certeza de que Ele está me guiando, seja pelas estradas rurais que me conduzem às novas escolas onde leciono, seja por meio do intelecto e do coração dos pequenos, a quem já tenho aprendido a amar.
Ensinar Inglês a crianças de quatro a nove anos não é nem de longe o maior dos desafios, o maior dos desafios é lembrar-me de ser criança também, de pensar e sentir feito a criança que um dia fui, e assim, conseguir uma abordagem da mais respeitosa e carinhosa possível com os pequenos.
Sinto-me adentrando um terreno novo, um novo solo absolutamente sagrado, mas que de alguma forma, já percorri. Já fui também criança, já estive sob a condição de vulnerabilidade que estão agora meus “little students”. Por isso mesmo, é que quero voltar com eles ao início.
E eles já têm me ensinado tanto... Se não sobre a língua inglesa, essa segunda língua que estão adquirindo por meio de muita música e ludicidade, sobre o amor.
E foi um gesto extremamente amoroso que me comoveu essa semana, quando chegava a uma das escolas rurais em que trabalho. Atentos como são os olhinhos infantis, enxergaram-me chegando pela janela, e o que se seguiu a essa descoberta foi um lindo e sonoro: - Olha! É a teacher prô!
Sim, eu sou a teacher prô, aceito essa dupla honraria com orgulho e gratidão, e sigo meu caminho, ou melhor, sigo pelos caminhos traçados com amor por Ele, rumo às salas de aula e ao coração dos pequenos.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários