Na tarde da última sexta-feira, 5, foi realizada sessão extraordinária pela Câmara Municipal de Bragança Paulista. O objetivo era promover a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016 e definir os membros das comissões permanentes da Casa para o mesmo período.
Secretários municipais e a vice-prefeita e secretária de Educação, Huguette Theodoro da Silva, também acompanharam a sessão.
Com 20 minutos de atraso, a reunião começou com a eleição para o cargo de presidente, ao qual apenas o vereador Tião do Fórum, que já ocupa a função, se declarou candidato.
Tião afirmou que, nesses dois anos ocupando a presidência, sabe que pode ter errado, mas ressaltou que trabalhou com muita transparência. O presidente disse, ainda, que quer prosseguir com seu trabalho e procurar fazer o melhor para a Casa.
Então, um a um, os vereadores declararam seus votos. A vereadora Gislene Cristiane Bueno pediu desculpas a quem estava assistindo e afirmou que não poderia participar do que chamou de teatro. “Já está tudo pronto”, disse, declarando voto em si mesma.
Paulo Mário Arruda de Vasconcellos afirmou que “por não cumprimento de acordo”, votaria em si mesmo.
Os demais votaram em Tião do Fórum. Miguel Lopes e Rita Valle, contudo, pediram a Tião que reveja algumas posições. Miguel pediu mais carinho com a Casa e disse que a transparência citada pelo presidente não está 100%. Rita opinou que está faltando gestão e que é possível melhorar.
Ao ser proclamado reeleito, Tião agradeceu a todos e se comprometeu a se reunir com os colegas para promover melhorias. Acrescentou que não rompeu acordo com ninguém e que aqueles que declararam algo nesse sentido talvez não quisessem votar nele e usaram o rompimento de acordo como desculpa.
Em seguida, foi realizada a eleição para o cargo de primeiro vice-presidente. Fabiana Alessandri foi a única a se candidatar e se elegeu com 16 votos. Gislene votou em si mesma, José Gabriel Cintra Gonçalves votou em Antônio Bugalu e Paulo Mário votou em Gislene.
Ao cargo de segundo vice-presidente, apenas o vereador Juzemildo Albino da Silva se colocou à disposição, obtendo 17 votos. Apenas os vereadores Gislene e Paulo Mário não votaram nele. Gislene votou em si mesma e Paulo em Jorge Luís Martin.
O cargo de primeiro secretário teve como único candidato Noy Camilo, o qual também se elegeu com 17 votos. Gislene repetiu a votação em si mesma e Paulo Mário votou em José Gabriel.
Já para o cargo de segundo secretário, Natanael Ananias se reelegeu com 17 votos e sem concorrentes. Novamente a vereadora Gislene declarou voto em si mesma e Paulo Mário votou em Luiz Sperendio.
Então, a sessão foi suspensa e, após certo tempo, retomada para a eleição das comissões permanentes para o próximo biênio, por meio de acordo firmado entre todos.
A Comissão de Justiça, Redação, Defesa do Meio Ambiente e Consumidor será formada pelos vereadores José Gabriel Cintra Gonçalves, Gislene Bueno, Marcus Valle, Miguel Lopes e Rita Valle.
A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano será composta pelos vereadores Antônio Carlos Nunes de Matos (Bugalu), Fabiana Alessandri, Jorge Luís Martin (Jorge do Proerd), Miguel Lopes e Rafael de Oliveira.
Para o biênio 2015/2016, a Comissão de Assuntos Socioeconômicos terá os vereadores Benedito Aparecido de Carvalho (Dito do Ônibus), Leonel Arantes, Luiz Sperendio, Mário B. Silva e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos.
A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social será formada pelos vereadores Fabiana Alessandri, Natanael Ananias, Noy Camilo, Padre Juzemildo e Valdo Rodrigues.
Vale ressaltar que as comissões escolherão os novos presidentes na primeira reunião do próximo ano, que acontecerá em fevereiro.
Com a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista, os vereadores encerraram os trabalhos legislativos de 2014.
A primeira sessão ordinária do exercício de 2015 será realizada no dia 3 de fevereiro.
0 Comentários