Foto: Dimp
news-details
Evento

Tiro de Guerra realiza solenidade para desativação da Terceira Delegacia de Serviço Militar

Na última terça-feira, 10, foi realizada, na sede do Tiro de Guerra 02/009, a solenidade que destinou a desativação da Terceira Delegacia de Serviço Militar e passagem de encargos para o Posto de Recrutamento e Mobilização. A cerimônia contou com homenagens a civis e militares e ainda marcou a despedida do delegado da Junta de Serviço Militar, capitão Fabiano Araújo Rosa.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Jesus Chedid, o vice-prefeito Amauri Sodré da Silva e sua esposa, Cleide Izepi da Silva, o tenente coronel de Infantaria, Marcelo Yamada Domingues, chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, vereadores e demais autoridades civis e militares, além de familiares e amigos.

Emocionado, o capitão Fabiano informou que a mudança estrutural do comando se dá através de um projeto de modernização e reestruturação da força do Exército brasileiro, em que foram criados os postos de recrutamento e mobilização, que centralizarão inúmeras atribuições que antes eram responsabilidades das Delegacias do Serviço Militar.

Os servidores serão mantidos para os serviços na estrutura administrativa da Junta de Serviço Militar (JSM) que, por meio da informatização, pretende dar mais agilidade à prestação de serviços aos cidadãos que poderão se alistar no serviço militar, obter certificado de reservista, certificado de desobrigação militar, entre outros, utilizando a internet.

Em sua despedida, recebeu várias homenagens, como uma placa de prata de agradecimentos pelos relevantes serviços prestados na região. Além disso, será colocada a sua foto na galeria dos antigos delegados da 3ª DSM e assinado o livro histórico da Delegacia registrando o evento. “Quero agradecer a todos que estiveram comigo nessa jornada e juntos oferecemos um serviço militar de qualidade na região, com várias inovações e melhores atenções aos cidadãos que procuraram a JSM e aqueles que serviram e servirão o Tiro de Guerra. Em janeiro, estou indo para a reserva e fixando residência aqui em Bragança, onde fiz grandes amigos. Meu agradecimento especial ao prefeito Jesus Chedid e vice Amauri pelo apoio e empenho mantendo o Tiro de Guerra com um excelente atendimento ao cidadão”, declarou o homenageado.

 Pela Prefeitura de Bragança Paulista, o prefeito Jesus, o vice Amauri, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Francisco de Assis dos Santos Costa, receberam a Medalha Olavo Bilac, como forma de agradecimento pelo apoio prestado ao Serviço Militar. Também foram agraciados: Amarilda Marques (secretária da DSM), Rosângela Bueno de Godoy (secretária da JSM), Alcides Eduardo Scalvi (secretário da JSM de Amparo), Carlos Eduardo Gonçalves (Hotel Fazenda Bela Manhã), Robélio Miguel de Lima (Hotel Santo Agostinho), Antônio Macedo da Silva (Popó) e sargento Sérgio Fleming.

Como forma de reconhecimento do apoio prestado ao serviço militar pelos chefes do Poder Executivo Municipal, foram entregues diplomas aos prefeitos municipais e aos presidentes das juntas de serviço militar que compõem a 3ª Delegacia de Serviço Militar da região.

O prefeito Jesus Chedid saudou as autoridades civis e militares presentes e falou sobre a solenidade. “Para mim é muito importante nesta data a presença de todas as autoridades da região, que marca a despedida deste grande representante do Exército Brasileiro, capitão Fabiano, que realizou um extraordinário serviço ao cidadão da Região Bragantina. Estou muito feliz em receber essa honraria que é a Medalha Olavo Bilac, patrono do Serviço Militar, e lembro que a nossa relação com o Exército Brasileiro vem com a instalação da Delegacia do Serviço Militar quando meu pai, Hafiz Abi Chedid, era prefeito desta cidade. O Tiro de Guerra é um grande aliado nas atividades que acontecem na cidade, além de proporcionar um ensino cívico de conscien-tização e apoio aos jovens pela necessidade do serviço militar obrigatório, pregando a verdadeira cidadania”, disse.

Segundo o tenente coronel Domingues, a desativação da 3ª Delegacia do Serviço Militar tem como objetivo estratégico do Exército aumentar efetivi-dade na gestão pública e fortalecer a dimensão humana. O Estado-Maior do Exército decidiu implantar, experimentalmente, os postos de recrutamento e mobilização, como forma de modificar o atual modelo de gerenciamento do recrutamento para o serviço militar obrigatório, que passará a oferecer ao cidadão um serviço mais efetivo e rápido. “Hoje marca a despedida do delegado da JSM capitão Fabiano, conforme portaria nº 194-DGP de 22 de agosto de 2019, exonerando, por necessidade do serviço, do cargo de delegado da 3ª Delegacia de Serviço Militar. Capitão Fabiano prestou relevantes serviços ao Exército brasileiro e trabalhou nesses últimos anos em toda essa região comandando com maestria a Delegacia de Serviço Militar, por esse motivo é merecedor de todas essas honrarias”, comentou.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image