Desejando que os leitores tenham passado muito bem as festas do Natal, desejo que este ano de 2026 seja de muita saúde e bençãos para que consigamos passar pelas dificuldades que possam aparecer.
E como neste período de férias a preguiça de ir para cozinha é maior, trago a sugestão de uma torta que podemos deixar pronta, na geladeira, para ser assada na hora de servir e salvar seu lanche da tarde. Uma junção de pão de forma, frios e creme de leite para dar liga misturada à alface resultará numa refeição completa num único preparo.
Dentre as muitas variedades de alface, indico a alface americana pela sua crocância, mas pode ser usada alface comum e até escarola (ou chicória), que, na maioria das vezes, é mais comum de ser encontrada e tem um preço mais acessível.
O importante é que a verdura esteja sem excesso de água; que, depois de higienizada, tenha as folhas o mais secas possível (pode-se usar a centrífuga específica ou, na falta desta, deixar as folhas secando num pano de prato para escorrer) e, depois disso, cortar em fatias finas para colocar no preparo.

- 1 pé de alface tipo americana (ou chicória) lavada, seca e picada em tiras finas
- 1 embalagem de pão de forma picado em quadradinhos (tiro a casca de cima que é seca)
- 150 gramas de presunto picadinho
- 150 gramas de muçarela picadinha
- 150 gramas de queijo prato picadinho
- 4 tomates grandes sem pele e sem sementes picadinhos
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de catchup
- 5 colheres (sopa) de maionese
- 1 embalagem (200 gramas) de creme de leite
- Azeitonas verdes picadas (opcional)
- Misture todos os ingredientes crus numa tigela grande até estarem homogêneos.
- Disponha a mistura em pirex (esta receita rendeu 2 pirex de 32x 21 cm), sem precisar untar. Polvilhe farinha de rosca e leve ao forno a 200ºC até derreter os queijos, por cerca de 10 a 15 minutos.
- Sirva a seguir. Depois de fria, fica muito saborosa também

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários