
A sugestão de hoje é, na verdade, uma massa coringa que serve para utilizar com qualquer recheio – refogado, como um franguinho desfiado, ou cru, como este que fiz aqui em casa. Esta torta rápida pode ser preparada para um lanche da tarde, um acompanhamento no almoço ou para um piquenique com a família, pois, fria, fica mais saborosa.
É uma receita muito rápida de fazer: entre preparo de massa, recheio e forno, levamos cerca de 45 minutos – aí estará pronta para saborear. Este recheio é colocado cru sobre a massa. Assim, devemos prepará-lo primeiro e reservar. Se optar por recheio refogado na panela, você precisa esperar esfriar bem para usar, senão sua massa encrua e aí não há quem coma.
Você pode variar o recheio e ter sempre um sabor diferente de torta, desde reaproveitar uma escarola já refogada, incrementando com molho pronto ou mussarela ralada, à mistura de presunto e queijo com tomates picadinhos e temperados.
É importante destacar que essa massa fica pastosa na colher (você não terá de colocar as “mãos na massa” literalmente, por isso a praticidade e rapidez da receita). Para espalhá-la na assadeira, que deve ser untada só com óleo, use as costas de uma colher para colocar na extensão total da assadeira. Depois, espalhe o recheio reservado sobre a massa crua, lembrando que o forno deve ser pré-aquecido a 200º e, em 30 ou 35 minutos, terá o lanche pronto para degustar.
É bom lembrar que, em qualquer opção escolhida de recheio, ele deve ficar numa consistência de espalhar com colher, não pode ter muito molho ou outro ingrediente que solte água para que o resultado seja o ideal, úmido sem comprometer a fofura final da massa.
Massa:
Junte e misture os ingredientes secos em tigela:
- 2 1/2; xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Sobre esta mistura, coloque:
- 10 colheres (sopa) de óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 ovo inteiro (misturado com o leite)
Unte a assadeira somente com óleo (aquela tipo Fulgor, redonda ou retangular, de 23x36 cm, mais ou menos).
Misture tudo com colher até formar uma massa pastosa, que deverá ser esticada com colher por toda a base da assadeira. Logo em seguida, coloque delicadamente sobre a massa crua o recheio escolhido e leve assar por 30 a 35 minutos a 200º.
Recheio:
- 1 lata de atum
- 1 lata de ervilha e milho (pode ser milho/ervilha ou seleta de legumes)
- 1/2; sachê (de 340 gramas) de molho pronto (tipo Tarantella)
- Orégano e outros temperos a gosto (cebola batidinha, pimenta)
- Cheiro verde picadinho a gosto
- Misture tudo, reserve e coloque sobre a massa antes de levá-la assar.
Outras opções de recheio:
A) Frios picados (total de umas 200 gramas), salsinha picada, 3 tomates maduros sem sementes picados, 2 ovos cozidos picados, sal e pimenta a gosto
B) 1 lata de sardinha em óleo, molho pronto, cebola batida e cheiro verde
C) seleta de legumes, sobras de frango desfiado e refogado, molho de tomates
Os recheios também podem ser refogados, como o de frango desfiado com requeijão, palmito, verdura refogada ou o que a sua criatividade sugerir.
Até nosso próximo encontro!
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários