Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou uma campanha para recrutar mesários voluntários. A ação será veiculada entre os dias 21 e 30 de junho no “Jornal do Ônibus”, da SPTrans, visando ampliar o número de colaboradores que garantem o bom funcionamento das eleições.
Os mesários são essenciais para assegurar a organização, a segurança e a transparência do processo eleitoral. Eles atuam desde a montagem das seções até o encerramento da votação, realizando atividades como conferência de documentos, operação da urna eletrônica e auxílio aos eleitores.
O presidente do TRE-SP reforça que, sem os mesários, as eleições simplesmente não aconteceriam. Nas últimas eleições, o engajamento da população tem sido crescente. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, em São Paulo, 67% dos 412.409 mesários de 2024 foram voluntários. Em 2022, esse percentual foi de 63%.
A professora Alair de Mattos Barbosa, de 63 anos, é um exemplo desse engajamento. Voluntária desde 2018, ela conta que se apaixonou pela experiência. "Fiz muitos amigos. Achei muito bacana ver de perto a seriedade da organização e o cuidado com o eleitor", destaca. Alair, inclusive, é uma das personagens da nova campanha do TRE-SP.
Além de colaborar com a democracia, os mesários têm direito a benefícios, como:
- Dois dias de folga no trabalho para cada dia prestado nas eleições;
- Dois dias de folga para cada dia de treinamento (presencial ou remoto);
- Auxílio-alimentação de R$ 60 por dia (valor de 2024);
- Certificado de participação, que pode contar como critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital;
- Horas complementares para cursos de ensino superior, desde que a faculdade tenha convênio com o TRE.
Quem pode ser mesário? - Qualquer eleitor com mais de 18 anos, que esteja em dia com a Justiça Eleitoral, pode se inscrever como voluntário.
Quem mão pode? - Candidatos e seus parentes até o segundo grau (incluindo cônjuges);
- Integrantes de partidos políticos;
- Autoridades policiais;
- Menores de 18 anos;
- Ocupantes de cargos de confiança no Executivo;
- Profissionais da segurança pública ou do sistema prisional, como guardas civis e agentes penitenciários.
A inscrição é rápida e pode ser feita pelo site da Justiça Eleitoral: www.tse.jus.br, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente, no cartório eleitoral da sua cidade.
Em Bragança Paulista, o Cartório Eleitoral está localizado na Avenida Antônio Pires Pimentel, 885, no Centro.
Participe! - Ser mesário é uma oportunidade de fazer a diferença no fortalecimento da democracia, além de uma experiência de cidadania que traz benefícios e reconhecimento.
***
0 Comentários