Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
news-details
Política

TRE-SP cassa mandato da deputada Carla Zambelli (PL) por abuso de poder e disseminação de desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira, 30, pela cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, tomada por maioria de votos (5 a 2), também torna a parlamentar inelegível por oito anos a partir das eleições de 2022.

A Corte seguiu o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que recomendou a procedência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). De acordo com o tribunal, Zambelli cometeu abuso dos meios de comunicação ao utilizar redes sociais e sites para disseminar informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022. A prática foi considerada uma "teia de desinformação" que influenciou de forma irregular o pleito.

A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), que alegou que Zambelli divulgou conteúdo inverídico sobre a segurança e lisura das eleições. O tribunal também reconheceu o uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político.

Apesar da decisão, Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto houver possibilidade de recursos, a deputada permanece no cargo até uma definição final da Justiça Eleitoral.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image