A Exposição “Ocê Ano”, do Grupo Matilha – composto por artistas e curadores de 11 cidades, de Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal – instalada no Centro Cultural “Prefeito Jesus Adib Abi Chedid”, termina na próxima quarta-feira, 1º de maio, fazendo deste o último fim de semana para visitação gratuita. O horário neste sábado e domingo será especial: das 10h às 17h.
As obras proporcionam ao público um mergulho no profundo azul dos oceanos, seus mitos ancestrais, suas riquezas, e seus impasses no século XXI, como a poluição de plástico, que causa impactos devastadores sobre os ecossistemas marinhos e, consequentemente, sobre o planeta.
Com curadoria de Oscar D’Ambrosio, “Ocê Ano” reúne pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, arte têxtil, modelagem, instalação e videoarte. Com várias técnicas e materiais, como plástico bolha, lona, madeira de descarte, vidro, alumínio, guizo de vara de pesca, azulejos, tiras de tecido, entre outros, os artistas do Grupo Matilha retratam a beleza das tartarugas marinhas, do peixe-boi, da água viva, dos coloridos corais, mas também a pesca ilegal e o pedido de socorro dos oceanos.
Segundo Oscar D’Ambrosio, as obras apresentadas têm como preocupação reverter o ciclo de declínio na saúde dos oceanos e criar melhores condições para concretizar o seu desenvolvimento sustentável. Ele explica que a divisão da palavra “Oceano” em “Ocê Ano” busca estimular o diálogo com os visitantes, propondo uma participação e interação do público com o artista criador e a obra proposta, ou seja, deixando de ser mero observador para se tornar uma parte integrante do processo expositivo.
A temática da exposição está alinhada à iniciativa Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), chamada de “Década dos Oceanos”, que convoca pessoas de todo o mundo a se envolver e colaborar fora das suas comunidades tradicionais em favor dos oceanos e seus desafios de sustentabilidade. Por isso, durante a exposição, os artistas promoveram encontros temáticos, seguidos de visitação, e comemoraram o Dia Mundial da Água (22/03) com os estudantes.
A realização da exposição é do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural).
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários