news-details
Geral

Unidades de saúde recebem informativo para combater violência contra a mulher

Objetivo da iniciativa é alertar agentes comunitários e outros profissionais, bem como as vítimas, sobre como proceder em situações de violência doméstica durante a pandemia

Diante do isolamento social, imposto pela pandemia do coronavírus, a violência doméstica tem aumentado significativamente, vitimando inúmeras mulheres. Assim, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) disponibilizou ao município de Bragança Paulista um informativo para profissionais da área da saúde com a temática: “Atendimento de mulheres em situação de violência no contexto da pandemia de Covid-19”.

A iniciativa se deu considerando que muitas mulheres, em razão do isolamento social e do controle do agressor, não conseguem sair de suas residências para pedir ajuda. O informativo está disponível nas unidades de saúde e tem como objetivo alertar agentes comunitários e outros profissionais, bem como as vítimas, sobre como proceder em situações de violência doméstica, os locais que podem auxiliar na busca por ajuda, canais de comunicação, entre outros assuntos relacionados.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, por meio do projeto Guardiã Maria da Penha, tem realizado diversos trabalhos de proteção e prevenção em prol da integridade das mulheres no município.

Segundo balanço da ação, em 2019, no período de janeiro a junho, 49 mulheres vítimas de violência foram atendidas após encaminhamento do Ministério Público. Também foram registradas 303 visitas e cinco prisões de agressores.

Em 2020, no mesmo período, 61 casos foram encaminhados por meio do Ministério Público, além de 493 visitas e dez prisões.

Aplicativo 153 Cidadão

Tendo em vista o expressivo aumento de vítimas atendidas e buscando combater esse tipo de violência, a Prefeitura lançou o aplicativo 153 Cidadão com um espaço especialmente destinado a mulheres, por meio da GCM Guardiã Maria da Penha. As vítimas podem acionar um botão de emergência para ter prioridade no atendimento por parte da força de segurança municipal. O aplicativo 153 Cidadão é gratuito e já está disponível nas lojas de aplicativos dos aparelhos celulares.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image