Desde a implantação do Programa “Atestado Responsável”, em 12 de novembro, a Prefeitura de Bragança Paulista vem monitorando não apenas o volume de atendimentos nas UPAs, mas também o impacto direto na agilização do serviço, que era o principal benefício esperado com a mudança.
As análises das segundas-feiras – sempre comparadas ao dia 10/11, período pré-implantação – mostram uma redução consistente na procura por atendimento adulto: –12,2% em 17/11, –22,3% em 24/11 e –18,2% em 1/12. Mesmo com pequenas oscilações, a demanda permaneceu abaixo do padrão anterior.
Essa melhoria já pode ser observada nos indicadores de tempo de espera na UPA Bom Jesus, que passou de três horas no horário das 16h para nenhum tempo de espera na última segunda, 1º, evidenciando o ganho de eficiência decorrente da reorganização do fluxo.
Outro reflexo positivo foi a redução do tempo de espera para administração de medicamentos após a consulta, favorecida pelo menor volume de casos de baixa complexidade. “Com a diminuição da demanda adulta, esse intervalo passou a ser mais curto e previsível, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro”, diz o enfermeiro responsável técnico da UPA Vila Davi, Allan Roberto Miranda.
De acordo com a Administração, a iniciativa vem alcançando o propósito de qualificar o uso das UPAs, agilizar o atendimento de quem realmente necessita e melhorar o fluxo interno, sem prejuízo ao atendimento pediátrico. Os resultados seguirão sendo monitorados.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários