Foto: DCI
news-details
Política

Vereador alerta para aumento de casos de violência doméstica na quarentena

O vereador Marcus Valle (PV), protocolou na Câmara Municipal duas indicações ao Executivo visando medidas para o período de isolamento social, a retomada do atendimento psicológico e psiquiátrico e a atenção aos mecanismos de denúncia por violência doméstica.

Foi enviada indicação ao prefeito Jesus Chedid solicitando que seja disponibilizado um plantão e informações à população sobre a atuação dos setores da Guarda Civil Municipal, que atuam especificamente na proteção às mulheres vítimas de violência.

Segundo ele, é preocupante a situação dentro dos lares, quando mulheres e crianças vulneráveis a situações de violência podem ficar ainda mais suscetíveis as agressões e ataques sexuais. "Neste sentido é importante que a Prefeitura ofereça suporte necessário para proteger as vítimas", explicou.

A indicação se baseia em informações trazidas pela Folha de São Paulo revelam que a violência doméstica teve aumento de 19,8% desde o início do isolamento social, de 20 de março a 13 de abril. Foram 7.933 nessa quarentena, contra 6.624 no ano passado.

No caso dos atendimentos voltados à saúde mental, Marcus explicou que a pandemia pode agravar as crises dos pacientes. "A quebra da rotina, as dificuldades financeiras, medo e preocupações podem piorar o quadro dessas pessoas", afirmou.

Agentes de saúde pública em diversas regiões do país alertam sobre os riscos de represamento da demanda normal do sistema de saúde, que poderá causar uma "terceira onda", diante de falta de acompanhamento de pacientes crônicos e uma "quarta onda" de pessoas com traumas psicológicos e aumento de doenças mentais.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image