Na tarde de terça-feira, 11, a Câmara Municipal realizou sessão ordinária e, como de costume, a reunião começou com as manifestações da Tribuna Livre.
Estavam inscritas para participar Nilva Sleiman Ali Zeitoun e a secretária municipal de Saúde Grazielle Cristina dos Santos Bertolini. Porém, o vereador Noy Camilo, líder do prefeito, pediu que seus dez minutos como apresentante da secretária Grazielle fossem usados pela vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Huguette Theodoro da Silva, e assim foi feito.
Huguette contou que às 14h daquele dia foi avisada pelo diretor da empresa que presta o serviço de merenda escolar que o abastecimento não seria mais feito. De acordo com ela, o diretor da ERJ Administração e Restaurantes de Empresas Ltda. voltou a telefonar por volta das 15h30 confirmando que não faria mais o abastecimento de merenda nas escolas municipais.
A vice-prefeita disse que apesar de a Prefeitura já haver notificado a empresa por algumas vezes, a informação pegou a Administração de surpresa, mas, mesmo assim, algumas providências já haviam sido tomadas. Huguette disse que, a princípio, será feita uma contratação emergencial, mas que uma licitação já tinha sido preparada e deverá ser publicada na Imprensa Oficial de sexta-feira, 14.
A secretária de Educação concluiu seu discurso dizendo que esperava a cooperação de todos, pediu desculpas por ir de surpresa à Câmara, mas justificou que tomou a decisão pela consideração que tem pela Casa.
Antes dela, usou a palavra a secretária municipal de Saúde, que expôs dados sobre sua pasta. De acordo com Grazielle, há muitas informações positivas da Saúde em Bragança Paulista, as quais não têm a devida divulgação. Como exemplo, ela mencionou que 98% das gestantes cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde) estão com a vacinação em dia e 97,8% delas com o pré-natal em dia. Outro dado citado pela secretária foi que 99% das crianças menores de um ano estão com as vacinas em dia.
Sobre o Programa Hora Certa, que oferece consultas com data e hora previamente agendadas à população, Grazielle contou que 69% da demanda foi atendida por meio dele e enfatizou que há ações preventivas no cotidiano de sua pasta.
Grazielle falou de várias frentes de atuação da Secretaria Municipal de Saúde, dentre elas, o Espaço do Adolescente, que ela garantiu que não vai fechar, pois é um trabalho ímpar.
Sobre o fechamento de farmácias, a secretária contou que estão sendo contratados três novos farmacêuticos para que sejam reabertas as farmácias dos postos de saúde do Cedro e Henedina Cortez.
Do total de verba da Secretaria de Saúde, 57% vai para a Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar; 32% para a Atenção Básica; 6% para Gestão do SUS; 3% para Vigilância em Saúde; e 2% para Assistência Farmacêutica.
Já Nilva Sleiman Ali Zeitoun, que foi a primeira a fazer uso da palavra durante a Tribuna Livre, exibiu um vídeo sobre os trabalhos da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que está completando 30 anos. Ela enfatizou que o trabalho social desenvolvido pela agência não se restringe à Igreja Adventista, mas é feito principalmente nas ruas. Nilva agradeceu a oportunidade de participar da sessão e também o apoio recebido.
O vereador Rafael de Oliveira, que apresentou Nilva, parabenizou a participante pelo aniversário da Adra e disse que é preciso reconhecer o trabalho que é feito pelos integrantes da Adra e da ASA (Ação Solidária Adventista).
0 Comentários