A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza, na próxima quarta-feira, 26, das 8h às 12h, o VII Fórum da Mulher, que terá como tema “Prevenção da Violência Digital Contra Mulheres”.
O encontro acontece na Ebrafa (Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento), localizada na Rua São Bento, 643-691, na Vila Aparecida, e integra as ações municipais de promoção dos direitos das mulheres e fortalecimento das políticas de enfrentamento às violências de gênero, ampliadas pelo crescimento dos casos de violência digital em todo o país.
A temática do fórum está em sintonia com a campanha mundial “16 Dias de Ativismo”, promovida pela ONU Mulheres, neste ano tem como tema “UNiTE (ou UNA-se) para acabar com a violência digital contra todas as mulheres e meninas”. A iniciativa global, representada pela cor laranja, reforça a urgência de ações coordenadas entre poder público, sociedade civil e plataformas tecnológicas para tornar os espaços digitais mais seguros.
Com foco em qualificação profissional e fortalecimento da rede de proteção, a programação reúne especialistas das áreas jurídica, psicológica e administrativa, que apresentarão análises e práticas sobre prevenção, acolhimento e responsabilização.
- 8h: recepção e credenciamento
- 8h40: abertura do VII Fórum da Mulher
- 9h: “Violência Digital e o Papel da Rede de Proteção às Mulheres”
Palestrante: Dr. Rogério José Filócomo Júnior, promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV)
Tema: “A atuação do Ministério Público no enfrentamento da violência digital de gênero”
- 9h40: “Impactos Psicológicos da Violência Digital nas Mulheres”
Palestrante: Ariane Goim Rios Valença, psicóloga do NAVV e professora da Universidade São Francisco (USF)
Tema: “Os efeitos da exposição e do abuso virtual na saúde emocional das mulheres”
- 10h20: “Controles Internos e a Efetividade das Políticas de Enfrentamento à Violência Digital”
Palestrante: Jaqueline Maciel Lustosa, advogada e auditora de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Campinas
Temas: “A importância dos controles internos para a efetividade das políticas de enfrentamento à violência digital contra mulheres” e “Acompanhamento e avaliação das políticas públicas para prevenção da violência digital contra as mulheres”
- 11h: “Projeto Guardiã Maria da Penha – Bragança Paulista”
Palestrantes: Equipe Guardiã Maria da Penha de Bragança Paulista, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil
Tema: “A atuação da Guardiã Maria da Penha no acolhimento e proteção de mulheres em situação de violência”
- 12h: encerramento
***
0 Comentários