news-details
Educação

Volta opcional às aulas do Ensino Médio é mantida para 7 de outubro

Nessa sexta-feira, o governador João Doria confirmou que o plano da retomada opcional de aulas presenciais para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) escalonadas está mantido para o dia 7 de outubro na rede estadual.

Para as escolas que atendem alunos do Ensino Fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para 3 de novembro. Tanto o calendário de retomada presencial como a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas, podem ou não ser autorizadas pelas prefeituras.

“Como governador, quero reforçar que a volta às aulas tanto na rede estadual quanto nas redes municipais e particulares está condicionada à autorização dos prefeitos. Eles têm autonomia para tomar esta decisão”, disse Doria.

De acordo com o governo, a decisão de iniciar o retorno pelos alunos matriculados no Ensino Médio, EJA e nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) se deu porque esses são os ciclos de ensino que podem ser mais afetados pela evasão escolar, prejudicando os estudantes mais vulneráveis.

As unidades devem apresentar planos de retomada à Secretaria da Educação e às Diretorias Regionais de Ensino. Estudantes e profissionais com doenças crônicas ou fatores de risco devem permanecer em casa, cumprindo atividades remotas.

AUTONOMIA

A volta às aulas está condicionada à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios paulistas. Segundo o estado, as prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, seguindo dados epidemiológicos locais.

As atividades opcionais de acolhimento e recuperação, autorizadas desde o dia 8 de setembro pelo governo de São Paulo, podem ter continuidade, desde que também sejam autorizadas pelas prefeituras.

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

ITENS DE SEGURANÇA

A fim de garantir a segurança da comunidade escolar na rede estadual, a Secretaria da Educação vai distribuir 12 milhões de máscaras de tecido, 300 protetores faciais de acrílico, 10.168 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image