Estimular a criação literária e incentivar talentos são os objetivos da tradicional competição escolar aseana
No último dia 17, às 20h20, a Escola Bragantina de Formação e Aperfeiçoamento (Ebrafa), na Vila Aparecida, recebeu a aguardada premiação do XXV Concurso Estudantil da Ases - Associação dos Escritores de Bragança Paulista, com o tema “Centenário da Semana de Arte Moderna”. A competição homenageou a professora Oseria Fantini de Oliveira Colucci e contou com a presença de membros da Diretoria de Ensino, representantes das secretarias de Cultura e Educação, OAB - Ordem dos Advogados de Bragança Paulista, pais, professores, amigos e familiares dos estudantes premiados. Como de costume, o salão de eventos ficou lotado.
.jpg)

As 330 produções dos inscritos (alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares) aconteceram entre os meses de maio e junho. A seleção dos 62 trabalhos que compõem a antologia levou em consideração os seguintes critérios: criatividade, originalidade, fidelidade ao tema e correção gramatical. Os vencedores foram divididos em duas categorias:
Aluno: Ensino Fundamental, 1º e 2º ano - desenho de acordo com o tema do concurso, feito com lápis preto em papel sulfite; Ensino Fundamental, alunos do 3º ao 9º ano; Ensino Médio, do 1º ao 3º ano - texto em prosa ou verso relacionado ao tema, com no máximo 30 linhas.
Professor: texto em prosa ou verso relacionado ao tema, com no máximo 30 linhas.
O EVENTO
A solenidade começou com homenagens a José Carlos Rodrigues Castilho, diretor-presidente da Gráfica Bragança-Jornal Em Dia, que recebeu das mãos do presidente da associação, Fábio Siqueira do Amaral, o título de sócio honorário, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à associação, à literatura e à cultura de Bragança Paulista”.
A professora Oseria Fantini de Oliveira Colucci, 90, que por quatro décadas se dedicou ao magistério na cidade e, este ano, deu nome à competição, também marcou presença na cerimônia e foi homenageada em reconhecimento ao seu trabalho em prol da educação bragantina.

Na sequência, o docente Douglas Vinícius de Moraes Lima, do Instituto Educacional Santa Terezinha (IEST), recebeu o prêmio pela categoria “Professor”, dando início à premiação. Os estudantes, do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) até o 3º do Ensino Médio (EM), foram chamados individualmente, a começar pelas menções honrosas, até o aguardado 1º lugar. Todos receberam certificados e uma cópia da antologia com os 62 trabalhos selecionados. Os primeiros colocados também receberam medalhas. Confira.













Presidente e vice-presidente da Ases, Fábio Siqueira do Amaral e Myrthes Neusali Spina de Moraes, e os escritores Joarez de Oliveira Preto e Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini
Na mesa do protocolo/recepção, Thays Feitosa Maldonado, Eriane Reis, seu esposo e Regina Maria Zanini Damázio, secretária da Ases
0 Comentários