Foto: Divulgação
news-details
Saúde

Governo estadual notifica município a voltar para a fase vermelha

Apesar dos casos crescentes de coronavírus, o município segue na fase amarela, na qual é permitido o funcionamento de estabelecimentos não essenciais

O governo do estado de São Paulo notificou o município formalmente para que ele seja novamente enquadrado na fase vermelha do plano de flexibilização da quarentena. A reportagem do Jornal Em Dia entrou em contato com o secretário especial de Gabinete, Jota Malon, e ele confirmou que a notificação ocorreu na última quarta-feira, 8.

O Ministério Público também notificou Bragança Paulista. Segundo o secretário, o município teve reuniões com o órgão desde a semana passada. “As medidas serão anunciadas em novo decreto a ser publicado”, afirmou.

O governo também emitiu notificações aos municípios de Atibaia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul para que cumpram as diretrizes do Plano São Paulo. Toda a região de Campinas regrediu para a fase vermelha no último dia 3. A recomendação foi mantida no dia 10.

No entanto, a Prefeitura de Bragança Paulista não seguiu a orientação estadual e permaneceu na fase amarela, na qual é permitido o funcionamento de estabelecimentos não essenciais, como bares, restaurantes, academias e templos religiosos.

De acordo com o governo do estado, os municípios devem seguir e basear seus decretos na classificação dada pelo Plano São Paulo, que foi baseada na evolução da doença e na capacidade do sistema hospitalar.

Até a publicação desta reportagem, o decreto que determina as alterações no regime de flexibilização da cidade não havia sido publicado. Na transmissão ao vivo desta terça-feira, 14, a secretária de Saúde, Marina de Oliveira, também não havia comentado o assunto. Acompanhe novas informações em breve.

Locais como a Rua do Mercado, no Centro, estão com comércios não essenciais abertos e registrando grande fluxo de pessoas - Foto: Jornal Em Dia

NÚMEROS NO MUNICÍPIO

De acordo com dados da Secretaria de Saúde desta terça-feira, 14, o município possui 922 casos confirmados de coronavírus. Bragança Paulista tem, atualmente, taxa de 77,8% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 80% de ocupação em enfermarias. Outros 137 casos são suspeitos, aguardando resultados de exames.

Dentre os casos confirmados, 387 estão orientados a permanecer em isolamento domiciliar e 13 estão hospitalizados; já dos casos em análise, 119 pacientes estão orientados a permanecer em isolamento domiciliar e 17 estão em hospitais.

Até o momento, houve 23 óbitos e uma morte suspeita em decorrência da Covid-19.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image