Comemora-se anualmente, na data de 11 de agosto, o Dia do Advogado. Esta data foi escolhida em celebração ao dia 11 de agosto de 1827, no qual foram criadas as duas primeiras faculdades do Curso de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (São Paulo) e a Faculdade de Direito de Olinda.
Atualmente, cerca de 195 anos após a criação dos primeiros cursos, mais de um milhão e duzentas mil pessoas exercem essa profissão.
A palavra “advogado” tem sua origem na palavra latina ad vocatus que significa “aquele que foi chamado”. Essa denominação era utilizada para nomear as pessoas que eram chamadas por alguém que estivesse envolvido em um conflito com o objetivo de que o ad vocatus falasse a seu favor ou defendesse seus interesses perante a Justiça ou um julgador.
Existe divergência quanto ao nascimento da profissão. Entretanto, há consenso de que durante o Império Romano foi criada a primeira ordem de advogados, sendo estabelecidos como requisitos para o exercício da profissão registro em foro, boa reputação, ser aprovado em exames de jurisprudência, entre outros.
Hoje em dia, exige-se a graduação em Direito e a aprovação no exame nacional unificado da Ordem dos Advogados do Brasil para exercer a advocacia.
A atividade do advogado é reconhecida pela Constituição Federal de 1988 como função essencial à administração da Justiça (art.133, CF/88).
O papel do advogado é, sobretudo, contribuir para a manutenção do Estado Democrático de Direito, utilizando os conhecimentos adquiridos durante a graduação e sua trajetória profissional para representar cidadãos e a sociedade a fim de garantir o cumprimento dos direitos previstos na legislação, bem como pacificar conflitos e buscar a aplicação da Justiça.
Feliz Dia do Advogado a todos os nobres colegas!
Por fim, cito uma frase cujo autor é desconhecido em celebração a esta data: “A busca pela verdade é uma luta de todos, mas somente uma profissão faz dessa luta seu ofício”. (Autor desconhecido)
Rafízia Tavares da Silva é advogada trabalhista e familiarista, atuante em Bragança Paulista, e membro da Comissão da Jovem Advocacia da 16ª Subseção de Bragança Paulista.
0 Comentários