A Secretaria de Serviços está construindo mais 120 gavetários verticais no Cemitério da Saudade. No ano passado, 80 já haviam sido implantados.
A intenção é aumentar a vida útil do local e dar a necessária rotatividade para novos sepultamentos.
De acordo com a prefeitura, os gavetários estão sendo construídos utilizando peças pré-moldadas em concreto, desenvolvidas especificamente para esse fim, que se encaixam formando lóculos sobrepostos de fácil e rápida montagem. As peças estão adequadas para receber o sistema de filtragem de gases conforme exigências do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
O cemitério vertical traz diversos benefícios, evitando impactos ambientais. Nestes espaços, a decomposição é feita por um sistema anaeróbico, ou seja, utilizando oxigênio dentro das gavetas. Por meio de um canal especial para este fim, há sempre oxigênio circulando entre elas Através dele, a maioria dos gases tóxicos são eliminados. Os que são lançados na atmosfera, já estão purificados.

O Cemitério da Saudade existe há 221 anos e, atualmente, cerca de 20 mil túmulos particulares existem no local, de acordo com a Prefeitura.
Em 2020, o número de sepultamentos foi considerado normal em relação aos últimos anos. Já em 2021, em decorrência da pandemia, nos quatro primeiros meses, os números foram aumentando. Em março, o número triplicou e chegou ao recorde de 242 sepultamentos, sendo que a média era 90/100 casos mensais.
Antes da pandemia, o cemitério recebia em média 500 visitas diárias. Em 2020, no dia de Finados, 23 mil pessoas visitaram o cemitério, seguindo os protocolos sanitários vigentes.
0 Comentários