5ª Romaria das Águas divulga carta com propostas para o desenvolvimento do turismo regional

Cerca de 40 pessoas participaram do encontro em Pinhalzinho, que resultou na redação do documento

 

Na sexta-feira, 5, ocorreu o primeiro dia da 5ª edição da Romaria das Águas, com a promoção de um Encontro Regional do Circuito Turístico Entre Serras e Águas. O objetivo era o de redigir uma carta com propostas e objetivos para o desenvolvimento da atividade turística da região.

O evento contou com a presença do prefeito de Pinhalzinho, Ânderson Luís Pereira (Magrão), do presidente da Câmara de Joanópolis, José Vítor Alcântara, e representantes dos poderes públicos e privados das 13 cidades do Circuito. Ao todo, 28 itens foram abordados em um documento de cinco páginas, no qual estão novas ações e projetos já implantados para o fomento do turismo.

Entre as propostas que já faziam parte das cartas de edições anteriores do evento e estão novamente na 5ª carta, com proposta de continuidade, estão: a sensibilização e conscientização de sociedade e poder público para a importância do turismo no desenvolvimento regional; o incentivo à qualificação profissional do trade turístico, visando a grandes eventos, como a Copa de 2014; a consolidação da regionalização do turismo; o fomento da criação de legislações ambientais regionais, com o objetivo de preservar os recursos ambientais naturais.

A 5ª carta da Romaria das Águas aborda também novos itens que completam os documentos anteriores, como a necessidade de inclusão da Romaria no calendário de eventos oficiais do Circuito Entre Serras e Águas; o estímulo ao cumprimento das diretrizes do Programa Estadual do Selo Verde e Azul; o estímulo ao desenvolvimento do turismo rural; além da inclusão de projetos como o Centro de Informação Turística Regional, instalado em Atibaia, para atender turistas e fornecer informações sobre todas as cidades da região, e que deve ser multiplicado para outras localidades.

Com a redação da 5ª carta da Romaria das Águas, o evento cumpriu o primeiro de seus objetivos. Mas outros ainda estavam por vir, como o lançamento oficial do roteiro náutico do Circuito Turístico Entre Serras e Águas e a conscientização da sociedade para a preservação dos recursos naturais da região – principalmente da água, responsável por abastecer 60% da capital do estado.

A 5ª Romaria das Águas se encerra neste domingo, 7, quando a partir das 8h30, haverá apresentação de música instrumental na Marina Confiança, em Bragança Paulista, de onde os barcos sairão num roteiro náutico com destino a Vargem, Piracaia e Joanópolis.

O evento é uma realização da Agência de Desenvolvimento Regional Unicidades, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e participação da população, representantes do poder público, empresários e profissionais ligados ao turismo de todas as cidades do Circuito.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image