90ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece na manhã desta quarta-feira

A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre acontece na manhã desta quarta-feira, 31, com a primeira largada, para corredores cadeirantes, às 6h50, e para portadores de necessidades especiais, às 6h55.

O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, é a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino) e atletas em geral.

O percurso de 15 km passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

A mais famosa corrida de rua do Brasil e uma das mais tradicionais do mundo, a São Silvestre chega neste ano à sua 90ª edição e, como manda a tradição de todos os anos, ela é disputada no dia 31, véspera do Ano-Novo.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A TRADICIONAL CORRIDA

Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Após assistir ao evento em Paris, ele não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. Ao fim daquele mesmo ano, foi disputada a primeira São Silvestre, que homenageia o santo do dia.

A São Silvestre foi disputada na noite de 31 de dezembro até 1988. Em 1989, passou a ser realizada à tarde e, desde 2012, acontece no período da manhã. O percurso da prova passou a ter 15 km em 1991.

Segundo a organização do evento esportivo, em 2013, 22.719 pessoas concluíram a corrida e pouco mais de 27,5 mil se inscreveram para participar da prova.

ATLETAS BRASILEIROS PROMETEM DISPUTA ACIRRADA COM OS QUENIANOS E ETÍOPES

Em sua edição de 90 anos, a São Silvestre promete uma das disputas mais equilibradas dos últimos anos.

No pelotão de elite da prova masculina e feminina, estarão o mineiro Giovani dos Santos, quarto colocado em 2012 e 2013, e a paranaense Joziane Cardoso, vencedores da 16ª Volta Internacional da Pampulha no último dia 7 de dezembro. Os dois atletas são as principais esperanças do Brasil para conquistar a vitória.

Além deles, o Brasil também contará com Damião Ancelmo de Souza, campeão da Meia Maratona de São Paulo em 2009, Sueli Pereira da Silva, sexta e melhor brasileira na São Silvestre-2013, e Cruz Nonata, sétima na São Silvestre-2013. 

QUENIANOS SÃO OS FAVORITOS

Os atletas estrangeiros e favoritos a vencerem as provas masculina e feminina já estão confirmados e são eles: o etíope Tariku Bekele, vencedor da edição de 2011, e a queniana Nancy Kipron, campeã no ano passado. Em seguida, foram anunciados os quenianos Stanley Biwott, vencedor da Maratona de SP em 2010, Stanley Koech, campeão da Maratona de São Paulo em 2013, Maurine Kipchumba, campeã da corrida em 2012, e a etíope Netsanet Kebede, vice-campeã da São Silvestre-2013.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image