Dois novos postos do Acessa SP, programa de inclusão digital do governo do estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, acabam de ser implantados nas unidades do Poupatempo de Avaré e Bragança Paulista, as quais estão em pré-operação e devem ser inauguradas nos próximos dias.
A formação ocorreu nos dias 27 e 28. A equipe esteve nos dois locais e capacitou monitores responsáveis pelos postos dos municípios. “Apresentamos o programa e os serviços disponíveis aos cidadãos e falamos da importância do acolhimento e do bom atendimento”, explica a capacitadora Priscila Andrade.
Durante os encontros, foram apresentadas iniciativas e práticas de conduta nos atendimentos aos usuários. Os participantes conheceram, também, conceitos-chave do “Acessa SP”, entre eles, as novas versões da Missão, Visão e Valores, recentemente atualizadas.
A programação contou com a abordagem do módulo I, que inclui histórico, regras institucionais; parcerias, plano de expansão, convênios e termo de adesão. Além disso, é abordada a Rede de Projetos, iniciativa que incentiva usuários e monitores a aproveitarem a infraestrutura dos postos para o desenvolvimento de projetos que contribuem com o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico das comunidades.
“Obtivemos resultados positivos. Aplicamos conteúdos básicos das capacitações e também atividades específicas, voltadas exclusivamente para o atendimento nas unidades do Acessa SP implantadas nos postos do Poupatempo”, afirma a capacitadora.
Segundo Adílson Virno, coordenador do Acessa SP pela Escola do Futuro da USP — parceira institucional do programa —‚ o objetivo é aumentar ainda mais a qualidade do serviço prestado aos usuários. “Realizamos constantemente inúmeras capacitações na capital, e o deslocamento da nossa equipe até os postos do Poupatempo é mais um reforço no sentido de alcançar um nível permanente de excelência nos atendimentos prestados”, ressalta.
O programa conta com 1.065 monitores no estado. Entre 2013 e 2014, foram realizadas cerca de 70 capacitações.
Além das capacitações, o Acessa SP oferece, ainda, um conjunto de EADs — cursos de Ensino à Distância — voltados para a formação continuada. São temas recorrentes do dia a dia de atendimento aos usuários do programa. O objetivo é único: garantir ao cidadão um atendimento de qualidade. No total são sete EADs e, em breve, mais uma novidade será lançada, o EAD Acessa Livre.
ACESSA SP
O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, que oferece para a população acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet. O Acessa SP conta com 774 postos ativos e outros 187 em fase implantação.
Recentemente, o programa recebeu o Prêmio “Acesso ao Conhecimento 2013”, pela Fundação Bill & Melinda Gates, considerado o Nobel da inclusão digital. O Acessa SP concorreu com outras 300 candidaturas de 56 países.
0 Comentários