Fotos: Divulgação
news-details
Geral

Acohab retorna em definitivo com as obras do Conjunto Habitacional Elis Regina & Renato Russo

As obras do Conjunto Habitacional Elis Regina & Renato Russo foram retomadas de forma definitiva após mais de um ano de trâmites com a Caixa para a assinatura do contrato de Pessoa Jurídica. No dia 1º de março de 2023, a Associação Comunitária de Habitação Popular (Acohab) conseguiu assinar o contrato do Módulo I do empreendimento, com o apoio do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) e a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Após a assinatura do contrato, a entidade buscou conquistar os recursos do Casa Paulista, do governo do estado de São Paulo, por meio do programa Carta de Crédito Individual. O deputado Estadual Edmir Chedid (União-SP), que já havia inserido o empreendimento no programa desde 2022, também prestou apoio nesse processo. No dia 18 de maio deste ano, o governa dor Tarcísio de Freitas assinou a liberação dos recursos, que passaram por tramitação junto à Caixa para conformidade.

Com isso, no último mês, as obras do Empreendimento Elis Regina & Renato Russo foram retomadas de maneira definitiva. Após a conclusão, o empreendimento beneficiará cerca de 2.500 a 3 mil pessoas no município de Bragança Paulista. Agora, a expectativa é pela assinatura dos contratos dos beneficiários.

O Conselho do FGTS se reuniu em junho e decidiu aumentar os subsídios federais de até R$ 47.500,00 para até R$ 55.000,00, além de diminuir a taxa de juros do financiamento imobiliário. Essas novas regras entraram em vigor nessa sexta-feira, 7.

A Acohab, responsável pelo empreendimento, aguardou a atualização das regras para que as famílias melhorem suas condições de financiamento antes de assinar os contratos. A expectativa é de que os primeiros 240 contratos sejam assinados até o próximo dia 21, o que traz muita alegria e ansiedade para os membros diretivos da associação. Após a assinatura, será iniciado o processo de formação da demanda para o Módulo II, que contará com mais 320 unidades.

Além disso, desde dezembro de 2022, a Acohab está em negociação com a Prefeitura de Bragança para obter também uma subvenção financeira para o custeio da infraestrutura do empreendimento. Embora tenha recebido uma posição favorável do prefeito Amauri Sodré durante uma reunião realizada em março, a entidade aguarda a apresentação do projeto de lei na Câmara Municipal para aprovação dos vereadores.

“Acreditamos na boa vontade da municipalidade e no interesse do poder público local em atender o nosso pedido, para diminuição do déficit habitacional de nossa cidade. É importante salientar que firmamos parceria com a Administração Municipal no atendimento de servidores públicos de carreira em nosso empreendimento. Nós, da Acohab, continuamos firmes no compromisso com seus associados, lutando e trabalhando duro para trazer moradia digna a nossa cidade, promovendo o acesso a uma habitação de qualidade de forma justa”, declarou Bruno Leme, diretor-presidente da associação.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image