Quatro alunos da Escola Municipal Professor Francisco Murilo Pinto conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no primeiro semestre deste ano e, por isso, foram recebidos pelo prefeito Fernão Dias da Silva Leme e pela vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, no dia 3, no gabinete da Prefeitura.
De acordo com os dados divulgados, os trabalhos foram coordenados pela professora Elaine Cristina Estevam. As alunas Jhenifer Cristine de Oliveira e Ana Letícia Figueiredo conquistaram medalha de bronze e o aluno Gustavo Henrique Caetano Biaseto alcançou a de prata. Eles são do 3º ano. Já a aluna Raquel Cristina da Rocha, do 5º ano, conquistou a medalha de ouro.
A diretora da escola, Lúcia Alberti da Silva, a vice-diretora, Tatiane Medeiros de Oliveira, e a coordenadora, Tatiane Augusto de Moraes, também acompanharam a homenagem, assim como os orgulhosos pais dos alunos.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Huguette, elogiou o empenho da equipe escolar, que deu todo o suporte para as crianças participarem da competição, e parabenizou o grupo e as crianças. “A rede municipal se sente gratificada pelo esforço e a dedicação de vocês”, disse Huguette.
O prefeito Fernão Dias fez questão de cumprimentar e entregar pessoalmente os certificados e as medalhas, parabenizando em especial os alunos, a quem chamou de “futuros astronautas”.
A OBA é organizada todos os anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A competição foi realizada em maio de 2014, com a participação de mais de 772 mil alunos, mas os resultados oficiais só foram divulgados recentemente. Todos os participantes receberam certificados e os três primeiros colocados, de acordo com o nível de ensino, receberam medalhas de ouro, prata e bronze.
Realizada em todo o território nacional, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abrange alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio. Entre os objetivos principais, destaca-se o fomento pelo interesse dos jovens por Astronomia, Astronáutica e Ciências afins e a promoção da difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, com uma grande mobilização que envolve, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.
0 Comentários