news-details
Crônicas de um Sol Nascente

AMEOJAPÃO

O ano de 2000 foi em minha vida o que em Inglês se conhece como “turning point”, ou “ponto de virada”. E tudo começou, na verdade, de forma muito despretensiosa. Uma amiga minha (na época, namorada) viu um anúncio no jornal que informava que o Consulado Geral do Japão de Manaus estava oferecendo bolsas de estudo para pesquisa por meio do MEXT – o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. O programa, conhecido como Monbukagakusho (ou “Monbusho” de modo mais informal), levava o pesquisador brasileiro para um ano e meio na Terra do Sol Nascente, com a possibilidade de prorrogação da bolsa caso o estudante fosse admitido no Mestrado ou no Doutorado.

Na época, lembro-me, ainda começando na Advocacia, parecia-me uma loucura parar tudo e viajar para o outro lado do planeta; convivendo com uma cultura e uma língua sobre as quais eu não conhecia quase nada. Mas, para alguém de origem pobre como eu, agarrar oportunidades faz parte do DNA. Fiz o teste, passei, e, após mais um ano de espera (o tempo que custou para que um professor no Japão aceitasse meu projeto de pesquisa), finalmente, no dia primeiro de outubro de 2001, eu embarcaria rumo à Universidade de Osaka, esta uma das maiores e mais importantes universidades japonesas.

Chegando aqui, passei no teste para o Mestrado de Política Pública Internacional – o que fez com que a bolsa fosse estendida por mais dois anos –, e o resto foi história que se transformou em destino. Encontrei o amor de minha vida na universidade de Osaka (o que, entre outras coisas, acabou com qualquer possibilidade de retornar para o Brasil e casar-me com aquela namorada que vira o anúncio no jornal – Ok, podem começar a atirar-me pedras), e hoje temos o garotão de cinco anos que é a luz de meus olhos. Nesse período, tentei voltar para morar no Brasil apenas em uma ocasião (2010), mas, sentindo-me um peixe fora d’água após tantos anos no exterior, vi que o país do carnaval não era mais o meu lugar – não mais para residir, melhor dizendo.

Não obstante haver me decidido pelo Japão, sempre fico feliz, como brasileiro, quando alguma situação me reconecta ao país onde nasci. E foi isso que aconteceu no último dia sete de julho (seis, no Brasil), quando, a convite do Consulado Geral do Japão, participei de uma reunião pela plataforma Zoom organizada por e para ex-bolsistas do Programa Monbukagakusho. E foi nessa reunião que tive a oportunidade de conhecer os membros da AMEOJAPÃO – a “Associação de Ex-bolsistas do Governo Japonês na Amazônia Ocidental”. Tal associação, fundada oficialmente em 2008, tem desenvolvido um belo trabalho de divulgação da cultura japonesa no Amazonas, além, claro, de orientar e apoiar aqueles que desejam estudar no Japão.

Confesso que, tão distante de minha terra natal, adorei ter conhecido o trabalho da AMEOJAPÃO. Saber das palestras, dos eventos que organizam... E isso tudo de forma voluntária, num trabalho realizado por verdadeiros altruístas, desejosos tão somente de estreitar os laços entre o Brasil e o Japão.

Permitam-me, pois, recomendar a todos que conheçam o maravilhoso trabalho da AMEOJAPÃO: https://www.ameojapao.org/.

É o Brasil e o Japão... de mãos dadas.

***

EDWEINE LOUREIRO nasceu em Manaus (Amazonas-Brasil) em 20 de setembro de 1975. É advogado e professor de idiomas, residente no Japão desde 2001. Premiado em mais de quinhentos concursos literários no Brasil, no Japão, na Espanha e em Portugal. Em 2022, teve dois livros premiados no Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores-RJ, recebendo o Prêmio João do Rio (para “Livro de Crônicas”) e o Prêmio Luiz Otávio (para “Livro de Trovas”). Foi um dos cronistas escolhidos para compor o livro didático “Se Liga na Língua - 8º Ano” da Editora Moderna (2024). É sócio correspondente no Japão da Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases).

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image