news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: angu de fubá com molho de carne moída

Nesta semana, preparei uma polenta molinha, na verdade, um delicioso angu de fubá, acompanhado de molho de tomates com carne moída. O molho foi  feito na véspera, à noite, pelo meu filho Rafael, que nas horas vagas é “expert” na cozinha (siga-o no Instagram @rafao_cozinha_raiz, e Facebook @rafaelchiarion), e adiantou para mim.

Você sabe a diferença entre polenta e angu? 

Segundo o site culinário @tudogostoso: o angu é um prato brasileiro, feito apenas com fubá, sempre cremoso, e é popularmente servido com algum tipo de proteína ao molho. A polenta é um prato da culinária italiana, que pode ser mais dura, cortada em pedaços e frita; pode ser feita com uma farinha de milho mais grossa ou flocão, além do fubá. Para que o angu fique cremoso, o fubá precisa ser hidratado. Então, a medida é usar o dobro de xícaras de água para hidratar cada medida de fubá e a mesma quantia de água para depois o fubá cozinhar na panela. Nesta receita, que rendeu um pirex fundo, foram 2 xícaras de fubá, então usei 4 xícaras de água para hidratar e depois mais 4 xícaras de água para cozinhar o fubá. 

Depois de 15 minutos e com o molho que estava prontinho e foi só aquecer, eu estava com o almoço pronto, com uma salada para completar.

- 2 xícaras (chá) de fubá mimoso (não coloque mais do que esta medida na panela de pressão de 4,5 litros)

- 4 xícaras (chá) de água fria

Numa tigela, misture bem e deixe o fubá “de molho” nessa água, por cerca de 10 minutos – vai parecer um mingau. Reserve.

Na panela de pressão, coloque:

- 4 xícaras (chá) de água fria

- 2 dentes de alho inteiros sem casca

- 1 fio de óleo ou azeite

- 2 sachês (ou cubos) de caldo de carne

Leve essa água com temperos ao fogo até ela ferver. Começando a ferver, misture o fubá que está hidratado com a água (o mingau frio), misture bem com colher de pau até começar novamente a ferver. Vai notar que começa a engrossar.

Neste momento, abaixe a chama do fogão para o mínimo, tampe a panela de pressão e conte, a partir daí, sem esperar “apitar”, 10 minutos.

Desligue o fogo, tenha o molho de carne moída já aquecido e prepare a tigela para colocar o angu, metade do molho, o restante do angu e molho.

Molho de tomates com carne moída – básico (pode incrementar com o que desejar, como bacon, pimentão, etc.) sem deixar muito ralo.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image