Fotos: Secom
news-details
Geral

Animais silvestres são devolvidos à natureza

Em ações conjuntas entre a Associação Mata Ciliar e a Dibem (Divisão de Bem-estar Animal), da Secretaria de Meio Ambiente de Bragança Paulista, diversos animais, de espécies distintas, foram devolvidos aos habitats naturais. 

Entre eles estão duas aves siriemas (cariamidae), um gavião carrapateiro (milvago chimachima) e 16 gambás de orelha branca (didelphis marsupicialis) ou Saruês, como são popularmente conhecidos. 

Os animais foram resgatados no município e encaminhados para a Associação Mata Ciliar, que realizou os devidos cuidados. 

No caso dos saruês, eles foram resgatados no final de 2020, após ficarem órfãos. Durante os últimos meses receberam todo tratamento necessário, inclusive sendo preparados para a vida na natureza.

Uma das siriemas foi resgatada após ser vítima de atropelamento. A ave passou por  cirurgia e por um período de recuperação sob cuidados veterinários. Durante o processo, ela formou casal com outra siriema em tratamento. 

Diante da recuperação, para não separar as aves, ambas foram libertas juntas. A soltura foi realizada na natureza, em uma área propícia e adequada para a sobrevivência das espécies.

A Dibem ressalta que manter ou possuir animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização, configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.  

Para denunciar quaisquer atividades ilícitas relacionadas à fauna silvestre, basta entrar em contato com o Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image