Madximiliano Bonafe esteve na cidade durante a última semana, deixando registrado seu trabalho no palco localizado na sede da Secretaria Municipal de Esportes
Quem passar pela Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (Semjel) certamente vai reparar que o palco localizado ao lado da sede não é mais o mesmo. Ele agora conta com uma obra de arte, feita pelo artista argentino Madximiliano Bonafe.
O Jornal Em Dia esteve no local, na manhã de quinta-feira, 10, quando conversou com Madxi’s, o nome artístico do grafiteiro.
Ele contou que faz grafite desde o ano 2000, mas, profissionalmente, há cinco anos. Nascido na província de Junín, em Buenos Aires, Madxi’s iniciou fazendo grafite na Argentina, onde, em 2012, participou de um evento internacional, por meio do qual conheceu outros artistas, alguns brasileiros.
Esses grafiteiros, conforme contou o argentino, integram o grupo brasileiro Vida Crew e convidaram Madxi’s para fazer parte dele. Agora, ele é o representante argentino do grupo, que se expandiu e tem integrantes de vários países.
Vir ao Brasil foi a realização de um sonho antigo, contou Madxi’s. Ele disse que desde os 17 anos (hoje ele tem 31) sonhava com isso. A reportagem o questiona sobre qual foi sua impressão do Brasil e o argentino diz que foi a melhor possível, porque está sendo muito valorizado como artista e recebendo amor e carinho das pessoas que admiram seu trabalho.
Dos três artistas brasileiros que Madxi’s conheceu, dois moram em Caçapava e um em Bragança Paulista, por isso, a possibilidade de ele vir à cidade e deixar sua arte registrada.
Na manhã de quinta-feira, Madxi’s ainda não havia terminado seu trabalho, mas explicou que decidiu fazer de um lado do palco uma selva, com elementos da natureza, e de outro, a selva de cimento, criada pelo homem, contrastando as duas realidades. Ele grafitou o Lago do Taboão e alguns detalhes, como casas em cima dos morros e pessoas se exercitando ao redor do lago. No meio, o artista contou que faria instrumentos musicais e outras imagens que remetam à arte.
Esse trabalho, segundo ele, é gratuito e se trata de um presente à cidade pela acolhida que recebeu.
Madxi’s esteve em Bragança desde o último domingo, 6, até sexta-feira, 11. O argentino contou ainda que já recebeu convite para voltar no final do mês e também para o Carnaval de 2014, e que fica no Brasil até novembro deste ano.
PRECONCEITO
O preconceito contra o grafite existe também na Argentina, de acordo com Madxi’s. Ele afirma que há vários tipos de grafite: o clássico; o de pichação; o vandalismo; e o artístico, o qual pratica atualmente.
O argentino diz que passou por todas essas fases até ver que o que realmente lhe interessava era o grafite artístico. Isso porque, conforme conta, ninguém gosta de alguém que faz pichação, mas a arte é apreciada pela maioria da população. Ainda que alguns tenham receio quando se fala em grafite, o artista destaca que ao conhecer seu trabalho, todos admiram e o cumprimentam por isso.
Hoje em dia, Madxi’s vive de arte e afirma que isso é perfeitamente possível. Mas não foi sempre assim. Ele já trabalhou como panificador, chefe e músico e só após 12 anos conseguiu o reconhecimento pela sua arte, pois conquistou o primeiro lugar em dois concursos internacionais de arte, realizados na Argentina.
Foi então que muitas portas começaram a se abrir e que sua família também reconheceu que ele é um artista.
Madxi’s já esteve no Chile, que considera sua segunda casa, Paraguai e diversas cidades do Brasil, como Foz do Iguaçu, São Paulo, Caçapava, Taubaté, São José dos Campos e, agora, Bragança Paulista. Em todas as cidades por onde passa, Madxi’s faz questão de deixar seu trabalho registrado. De acordo com ele, sua intenção é conhecer o Rio de Janeiro, antes de voltar à Argentina, pois, em 2014, já tem compromissos agendados para praticamente o ano todo. O artista dará aula em escolas públicas e particulares, além de universidades, revela.
Autodidata, Madxi’s aconselhou aqueles que são ou têm vontade de ser artistas a serem realistas e exigirem o impossível. Segundo ele, esse modo de pensar o ajudou muito a chegar onde está.
Quem quiser conhecer um pouco sobre o trabalho de Madxi’s pode acessar o perfil “Madxis Bonafe” no Facebook.
0 Comentários