Nesta segunda-feira, 18, terão início as aulas da rede municipal de ensino em Bragança Paulista. O início do ano letivo foi adiado em dois dias, os quais serão repostos no mês de julho.
A secretária municipal de Educação, a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, conversou com o Jornal Em Dia, na noite desse sábado, 16, e falou sobre algumas mudanças que está promovendo na pasta.
Uma delas é no Napa (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno), onde havia 80 funcionários. Como ainda não houve tempo hábil para programar as atividades deste ano, o número de funcionários foi reduzido para 20.
Quem trabalhava no núcleo retornou a seus cargos de origem. “O Napa está esvaziado neste momento, mas não quer dizer que é definitivo”, explicou Huguette, completando que também não quer dizer que o número de funcionários no núcleo volte a ser de 80, pois a intenção é otimizar os recursos públicos.
A secretária afirmou que o Napa vai continuar sendo um espaço para formação do professor e que está apenas passando por uma reorganização.
Outra alteração proposta é sobre as turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Huguette contou que encontrou um número muito reduzido de matrículas nessa modalidade em escolas afastadas. Ela disse, por exemplo, que havia escola com apenas uma turma e de quatro ou cinco alunos, na qual era preciso manter toda a estrutura, de professor, vice-diretor e merenda.
Assim, Huguette afirmou que chamou os diretores e professores dessas escolas para conversar e decidiu fechar essas turmas, concentrando as aulas da EJA em menos unidades escolares, mas com mais e numerosas turmas.
O objetivo é o de otimizar os recursos e até dar mais segurança a todos, segundo ela, que ressaltou que turmas maiores motivam os alunos a estudarem.
A secretária explicou, ainda, que os alunos terão vale-transporte escolar para se deslocar e, em locais onde não haja linhas de ônibus, haverá van para o transporte dos estudantes.
Huguette acrescentou também que caso haja procura por aulas da EJA, as turmas serão reabertas.
0 Comentários