news-details
Redescobrindo

BATATAS ASSADAS

A batata é, para mim, um alimento coringa, que se transforma de prato principal a acompanhamento ou aperitivo.

Na sugestão de hoje, batatas picadas num tamanho maior que o usado numa maionese se transformam num delicioso complemento para o tradicional feijão com arroz ou para acompanhar uma carne ou um peixe no cardápio do final de semana.

O único ingrediente não tão comum, mas que devemos ter na nossa dispensa pelos seus diversos usos, é a páprica em pó, que o leitor pode escolher entre a picante, a doce ou a defumada. Em geral, tenho as três na dispensa, sendo as minhas preferidas a doce e a defumada. 

“A páprica é um pó vermelho feito a partir de pimentões e pimentas muito utilizado como tempero no Brasil e nas cozinhas turca, árabe e berbere, mas é na Hungria e na Espanha onde a produção de páprica defumada é de melhor qualidade. Ela também é um ingrediente essencial da mistura encontrada na pimenta síria. Possui nutrientes e pode ser adicionada a pratos refogados como legumes (feijão, lentilha, grão-de-bico), vegetais (brócolis, cenoura, batata) e sopas, sendo encontrada nas versões doce, defumada e picante”. (https://www.ecycle.com.br/paprica/)

Se você ainda não utiliza este tempero, olha aqui a oportunidade para testar e certamente aprovar. Ela é vendida a granel nas casas de produtos naturais (é assim que prefiro) e também no supermercado, junto das outras especiarias.

6 batatas grandes sem casca e picadas em cubos grandes (para não derreterem ao cozinhar)

Água suficiente e sal a gosto – para cozinhá-las

3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga com sal

2 dentes de alho bem triturados

1 colher (sobremesa) de páprica doce (ou a defumada, ou picante)

Descasque as batatas e corte-as em cubos grandes.

Coloque na panela as batatas picadas com água fria suficiente para cozinhar e sal a gosto (não exagere!).

Quando começar a ferver, conte 7 minutos e desligue, escorrendo imediatamente as batatas, que devem estar ainda durinhas (vão terminar de cozinhar no forno).

Enquanto isso, prepare num prato a seguinte mistura: a margarina, o alho triturado e a páprica. Misture bem, formando uma pasta, e reserve.

Retire as batatas do escorredor e coloque numa assadeira, espalhando por cima delas, ainda quentes, a pasta de margarina. Misture até envolver todas elas.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 a 20 minutos, para que a pasta incorpore nas batatas. Se gostar delas mais crocantes, deixe mais um pouco.

Retire do forno e sirva como acompanhamento.

 

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image