Foto: Arquivo Jornal Em Dia
news-details
Geral

Black Friday 2024 deve movimentar o comércio local, diz presidente do Sincobrag

Empresas e consumidores aguardam ansiosos pela Black Friday 2024, que acontece em todo o Brasil na próxima sexta-feira, 29. Com origem nos EUA, a Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas de atacado e varejo.

Esta é uma das datas mais importantes para o setor varejista, porque representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. Entre os consumidores brasileiros que planejam aproveitar as ofertas da “Black”, quase a metade (46,4%) pretende gastar mais do que em 2023 e 26% estimam gastar menos, segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a PiniOn. O levantamento, que entrevistou 1.702 pessoas em todo o país, revelou que 37,3% têm intenção de realizar compras na data, 32,8% não planejam consumir e 30% estão indecisos.

A pesquisa mostrou também que 53,6% dos consumidores que planejam fazer compras nessa data querem gastar entre R$ 50 e R$ 600, com destaque para itens como roupas, calçados e acessórios (38,9%), celulares (21,2%) e eletrodomésticos (41,4%). O estudo revelou, ainda, que a maioria das compras será realizada em grandes redes varejistas (59,6%) e, predominantemente, de forma on-line.

Outro dado relevante é que mais da metade (50,9%) dos entrevistados planejam usar a primeira parcela do 13º salário para as compras na Black Friday.

Em Bragança Paulista, os comerciantes estão animados para a data. “A Black Friday é um momento importante para as empresas colocarem vários produtos em promoção e uma oportunidade de aquecer as vendas e terminar o mês de novembro com boas vendas. Isso já virou uma tradição aqui no Brasil, a partir da ideia copiada dos EUA, e que movimenta muito bem a economia, pois aqui no Brasil recebemos um reforço salarial do 13º salário no mês de novembro”, disse Gerson Teixeira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bragança Paulista (Sincobrag), em entrevista ao Jornal Em Dia Bragança.

Gerson Teixeira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bragança Paulista (Sincobrag)

Muitos consumidores devem aproveitar a ocasião para fazer suas compras de Natal. A previsão é que a Black deste ano supere as receitas do ano passado e embale as vendas do período natalício, quando os comerciantes veem o movimento e o faturamento aumentarem significativamente.

“Com a chegada do mês de dezembro, as expectativas dos lojistas sempre são otimistas, pois é a principal data de vendas do comércio varejista. A partir de 9 de dezembro, os horários já devem ser estendidos e existe uma previsão de aumento de vendas entre 5% e 10% em relação ao ano passado, dependendo do segmento. No geral, o empresário sempre espera um final de ano com boas vendas”, concluiu Gerson.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image