A receita de hoje é para as pessoas que não abrem mão de um docinho, mas não querem usar o açúcar.
Muito simples de fazer e, exceto pelo amendoim, que nem sempre temos em casa, são ingredientes de fácil aquisição.
Aproveitei que tinha a quantia necessária de amendoim em casa e, junto com o preparo do almoço, fiz este bolo que resulta num mix de sabores agradável ao paladar.
Usei a menor das assadeiras que tinha no momento (23 cm de diâmetro), mas, se usasse uma menor, o bolo ficaria ainda mais úmido. E untar a assadeira com chocolate em pó dá uma camada extra de sabor e um aspecto mais rústico.
Usei banana prata, que era a que tinha no momento, mas, para ficar mais doce, use as bananas nanicas mais maduras que tiver.

- 2 ovos inteiros
- 3 colheres (sopa) de margarina derretida (coloquei 30 segundos no micro-ondas)
- 2 bananas nanicas bem maduras em rodelas
- 1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos
- 3 colheres (sopa) de uvas passas
- Algumas gotas de baunilha
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Comece triturando, no modo pulsar do liquidificador, o amendoim torrado e reserve.
- No mesmo copo, sem precisar lavar, coloque os ovos, a margarina e as bananas, e bata por 2 minutos.
- Numa tigela, misture o amendoim triturado, a aveia, as passas e vá agregando o líquido que bateu, deixando para o final a baunilha e o fermento em pó. Despeje em uma assadeira untada com óleo e chocolate em pó, e leve assar em forno pré-aquecido a 180ºC até assar.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
***
0 Comentários