Aproveitando os feriados do Carnaval como oportunidade da turma se reunir, este bolo de chocolate é uma boa sugestão para agradar a todos, especialmente os intolerantes à lactose do leite.
No lugar do leite, usamos café forte na massa e isso torna a mistura de sabor inconfundível, uma opção muito saborosa para os intolerantes, além de deixar o bolo super fofinho.
Uma dica para bolos e também para fazer brigadeiros é usar sempre chocolate em pó (o famoso dos “dois frades” ou o cacau 50%, que é o meu preferido). As pessoas costumam usar nos preparos os achocolatados, que são mais baratos, mas demasiado doces e modificam totalmente o sabor e a textura dos doces. Fica a dica para os seus preparos.
Este é meu bolo preferido de criança, minha mãe só preparava assim os bolos de chocolate lá em casa. Então, não perca essa receita. Esta semana, este bolo fez sucesso quando o levei para uma amiga da escola experimentar e foi aprovado.
Na cobertura e massa, vai margarina, então não use manteiga se for servido para um intolerante à lactose do leite. A margarina é a opção.
.jpg)
Bata muito bem:
3 colheres (sopa) de margarina
14 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas (reserve as claras em neve)
Acrescente na mistura:
3 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 copo (tipo americano – 200 ml) mal cheio de café forte
Por último, misture:
As claras em neve
1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Leve assar em forma retangular e prepare a cobertura.
3 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
7 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) cheias de margarina
1 colher (sopa) de rum ou de café
Misture tudo num prato com colher até formar uma pasta (ela é crua, não vai ao fogo) e coloque sobre o bolo ainda quente.
Ela vai derreter, então, espalhe delicadamente com as costas da colher e deixe esfriar formando uma crostinha.

Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários