Bragança Paulista tem a primeira mulher no cargo de prefeita da história

Huguette Theodoro da Silva será a primeira mulher a comandar a Prefeitura na história de Bragança Paulista

 

A partir desta segunda-feira, 7, o prefeito Fernão Dias da Silva Leme estará de férias por 15 dias. Com isso, um novo capítulo na história da cidade será escrito, pois, pela primeira vez, uma mulher ocupará o cargo de prefeita.

Em publicação oficial, a Prefeitura comunicou que a Secretaria Municipal de Educação estará sob a responsabilidade de Sílvia Maura Bertolini Paes, de 7 a 21 de julho, devido ao afastamento do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que estará em gozo de férias.

O Jornal Em Dia conversou com a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, na tarde desse sábado, 5, quando ela afirmou ser uma grande honra assumir a Prefeitura e, dessa forma, entrar para a história como a primeira mulher a fazer isso, ainda que seja por poucos dias.

“É uma alegria, uma grande honra e uma inovação para a cidade. A mulher vem conquistando seu espaço e, na política, isso também é importante, pois não queremos competir com o homem, apenas mostrar que também temos competência para ocupar cargos em todos os patamares”, declarou Huguette.

A partir de segunda, ela passará a ser chamada de prefeita em exercício. A reportagem quis saber se haverá alguma mudança no modo de governar, mas Huguette enfatizou que ela e o prefeito são muito parceiros, por isso, o governo seguirá a mesma linha.

“Não tenho intenção de modificar nada só para mostrar serviço porque somos muito parceiros e tudo o que está sendo feito é de comum acordo. Como vice-prefeita, estou a par de tudo”, disse, opinando que todos merecem e precisam de descanso e acrescentando que ela e Fernão fazem um trabalho de consenso, com as mesmas ideias.

Huguette ainda ressaltou que as mulheres são polivalentes e que todas devem se conscientizar da importância de ocuparem funções de destaque e mostrarem sua competência.

“Quero enaltecer esse momento histórico de uma mulher chegar num patamar nunca antes alcançado. Sou bragantina, lutadora. Apesar de nossa cultura ser machista, acredito que aos poucos, acontecimentos como este ajudam a modificar a cabeça das pessoas”, observou.

Na história de Bragança Paulista, Huguette foi a segunda mulher a assumir o cargo de vice-prefeita. A primeira foi Zilah Cerdeira, filha do então deputado federal Arnaldo Cerdeira e eleita em 1964 na chapa do prefeito Lourenço Quilici. Eles exerceram mandato de 1965 a 1968. Porém, Zilah nunca assumiu o cargo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image