news-details
Saúde

Bragança tem mais de 80 notificações e 16 casos confirmados do coronavírus

Atualizada 03/04/2020 às 12h33

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 2, a secretária de Saúde Marina Oliveira informou que o município conta com 83 notificações de suspeita do coronavírus, sendo 18 descartadas, 16 confirmadas, cinco óbitos sob suspeita, um óbito confirmado e outros 51 casos em investigação.

Na noite de quarta-feira, 1º, uma idosa de 78 anos faleceu após ficar dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Além da idade ser um dos principais fatores de risco, a paciente tinha histórico de doença no pulmão e pressão alta.

Marina prosseguiu a live no Facebook da Prefeitura apresentando as estatísticas do município, chamando a atenção para o crescente número de notificações e que a maior parte das pessoas acometidas pela suspeita da doença tem entre 40 e 59 anos e 60 e 79 anos, e, ainda que a maioria são de moradores da Zona Norte. "Não temos boas expectativas para os próximos dias, por isso insistimos para que fiquem em casa", pediu a secretária.

Nas UTIs há 12 pessoas internadas. Na Santa Casa há dois homens, de 73 e 63 anos, e uma mulher de 73 anos; no Hospital Universitário São Francisco estão dois homens, ambos com 76 anos, e uma mulher de 35, e no Hospital Novo Bragantino há um homem de 54 e quatro mulheres de 61, 52, 66 e 44 anos.

Nas enfermarias estão 11 pessoas na Santa Casa, uma no Hospital Novo Bragantino e no Hospital Novo Atibaia há um homem de 43 anos internado, morador de Bragança Paulista.

Questionada se há subnotificações da Covid-19 no município, a secretária respondeu que a resolução do Ministério da Saúde sobre obrigatoriedade de notificar casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave estão sendo cumpridas. "Não se trata de subnotificações, mas mapear para entender sobre todos os casos notificados".

Infelizmente ainda não se fala em cura da doença em Bragança Paulista, mas os serviços de saúde estão avaliando aqueles que estão confirmados e estão em isolamento domiciliar. "Estão sem sintomas, mas ainda precisam ser mais acompanhados", disse a secretária de Saúde.

Testes rápidos - O Governo do Estado de São Paulo anunciou há duas semanas que fez a compra de testes rápidos para enviar aos municípios, no entanto ainda não há previsão de entrega.

Por enquanto, em Bragança Paulista, o crescente número de casos descartados e confirmados se deve a contratação de um laboratório particular, paralelo a isso, os testes foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz.

                                                      
 

Secretária comenta sobre aglomerações nos comérciosFoto: Glaucio Ben Hur

Marina Oliveira enfatizou que a Prefeitura vem fiscalizando o movimento do comércio, reforçando os cuidados de distância e higiene.

No caso das agências bancárias, por exemplo, os funcionários devem atuar para garantir a distância entre cada cliente, mas se o mesmo ver que as orientações não são seguidas deve cobrar os responsáveis pela organização de filas.

Ela chamou atenção para o movimento na feira livre que ocorre quarta-feira, no Matadouro. "A secretária de Agronegócios, Gislene Bueno fez várias recomendações aos feirantes para essa questão, mas eu também faço a todos: você que sai de casa será contaminado e contaminará o outro, então se você não tomar conta da sua vida não tem jeito do poder público tomar conta dela!".

Marina reforçou que as pessoas mantenham distância uma das outras e prefiram pegar alimentos que estão em sacos plásticos. "Cobre do feirante o álcool em gel, pois todos devem montar as bancas em apenas um lado da rua; todos deverão manter espaço mínimo de cinco metros; os produtos devem estar acondicionados e fracionados em embalagens".

A Secretaria de Agronegócios vai disponibilizar para a próxima feira mais agentes fiscais a fim de garantir que as novas normas sejam cumpridas. "Precisamos nos conscientizar do que queremos para nossas vidas, o vírus é grave e mata. As pessoas precisam querer viver e preservar vidas", concluiu.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image