O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema.
O combate à violência contra mulher em todos os tipos de espaço vem sendo uma prioridade tanto para o governo do estado de São Paulo quanto para a Prefeitura de Bragança Paulista. Nesse sentido, na última terça-feira, 1º, ocorreu o lançamento do protocolo “Não Se Cale” e também da campanha “São Paulo Por Todas” para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em estabelecimentos públicos e privados, padronizando formas de acolhimento e suporte do poder público.
Marcando o primeiro dia do “Agosto Lilás”, o evento também contou com a assinatura do decreto estadual que regulamenta as leis estaduais 17.621/2023 e 17.635/2023, as quais obrigam bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco e dispõe sobre a capacitação dos funcionários para que eles possam identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra as mulheres.
Na ocasião, estiveram presentes representando Bragança Paulista a presidente do Fundo Social, Francine Pereira, a chefe da Divisão de Comunicação Social, Bárbara Quadrini, que, junto com o conselheiro Atílio Nory, fazem parte do conselho da Coordena-doria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM).
A cerimônia foi conduzida pela Secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, secretários estaduais, representantes dos municípios, associações, federações e sindicatos.
“A partir de agora, bares, restaurantes, espaços de eventos, hotéis e estabelecimentos do setor de lazer deverão prestar auxílios previstos no novo protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual”, explicou a secretária estadual.
NOVIDADE DA COORDENADORIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
Na próxima semana, será lançado em Bragança Paulista o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher”, por meio do qual os estabelecimentos deverão colocar os cartazes com as informações necessárias para que a mulher que esteja se sentindo intimidada, ameaçada ou agredida saiba como pedir ajuda.
Francine Pereira, que é coordenadora da CPPM, informou que está sendo feito um levantamento de casas noturnas, bares, restaurantes, festas, eventos e outros locais similares para apresentar o projeto, que tem o objetivo de garantir a segurança e acolhimentos das mulheres que frequentam esses locais.
0 Comentários