Nesta semana, o Ministério de Turismo de Bragança Paulista, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou a integração da “Cidade Poesia” e “Capital Nacional da Linguiça Artesanal” no Mapa do Turismo Brasileiro.
O mapa funciona como um mecanismo de orientação para a formulação de políticas públicas para cidades turísticas, apontando as necessidades de investimentos e ações para a promoção da área e também a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infra-instrutora e oferta de cursos de qualificação profissional.
A ferramenta registrou, durante este ano, a atualização de 2.544 municípios e 338 regiões turísticas que têm vocações ou que são impactadas pelo setor de viagens no país. Para tanto, o MTur analisa a existência do Plano Municipal de Turismo e atividades de planejamento e governança da Prefeitura que são voltadas ao ramo, a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.
Além disso, verifica o desempenho da economia no turismo local, por meio de fatores como a quantidade de estabelecimentos e empregos que existem na cidade no setor de hospedagem, quantos visitantes domésticos e internacionais são recebidos, e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
O Conselho Municipal de Turismo de Bragança Paulista (Comtur) foi reconhecido pela ministra de estado do Turismo, Daniela Carneiro, e o secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Marcelo Lima Costa, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus interlocutores estaduais, por ter sido registrado no sistema de informações do Mapa do Turismo Brasileiro.
O setor turístico de Bragança Paulista vem crescendo nos últimos anos por conta dos inúmeros investimentos executados na cidade, incluindo toda a infra-estrutural turística, que foi reestruturada.
O Mapa do Turismo Brasileiro está disponível no site: http://www.mapa.turismo.gov.br.
0 Comentários