
Bragança Paulista recebe, neste domingo, 21, mais uma edição do Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo. O evento acontecerá das 15h às 19h, no Lago do Taboão.
A população está convidada a participar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. O circuito é bastante abrangente e acontece em diferentes territórios, com o intuito de estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição.
O projeto tem como marca a pluralidade e é reconhecido por promover a circulação das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, busca movimentar a cultura e economia criativa local.
O circuito promoverá, nesta edição, uma atividade para além dos espaços públicos, incluindo o curso on-line “Mapeamentos culturais: teorias, ferramentas e aplicações”, com a doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP, Ana Paula do Val.
O curso terá quatro encontros semanais, todas as terças-feiras, entre maio e junho, para compartilhar metodologias e ferramentas para compreensão e intervenção em contextos socioculturais, a partir de reflexões e exercícios práticos.
Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo isso de forma gratuita, com acesso livre e para todos os públicos.
Confira a programação completa:
MÚSICA
Entre uma atração e outra, quem irá manter a animação do público é o DJ Lucas Barata. Dono de um acervo pessoal com 12 mil discos de vinil, o DJ, produtor cultural, pesquisador e radialista passeia pela história da música brasileira em sets que tanto podem apresentar artistas para o público quanto incendiar as pistas de dança. Com vinte anos de estrada, já circulou por mais de cinquenta cidades do país.
DANÇA
A capoeira, praticada desde cedo pelos integrantes do Núcleo Iêê, serve como fio condutor do espetáculo NumCorre, que também engloba as vivências periféricas como base das construções cênicas. O trabalho propõe uma apresentação que navega pelo corpo, música e poesia que compara e conecta o paradoxo entre a correria infantil e o “corre” do adulto”. Por este trabalho, o grupo foi indicado em duas categorias do Prêmio APCA de Dança em 2023.
CIRCO
O espetáculo de variedades circenses Varieté Ninguna Costilla estreou na Argentina e chegou ao Brasil mantendo a característica de ocupar o palco com mulheres e gêneros dissidentes.
Ciceroneadas por uma mestre de cerimônias, as sete artistas do elenco atual da Cia. NC, de São Paulo, que estreou em agosto de 2023, mostram cenas coletivas concebidas exclusivamente para as apresentações e números individuais de malabares, acrobacia e palhaçaria, entre outros.
CINEMA
Destaque para a vivência de cinema em realidade virtual com o curta-metragem A linha (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália. Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual.
LITERATURA
Com a vivência “Histórias da gaveta”, os atores Caio Merseguel e Yuri de Francco, da Cia. Teatro InComum, dão vida aos personagens Guarda-Pó e Tira-Poeira, que circulam com um móvel cheio de gavetas de onde saem diferentes narrativas, trava-línguas, adivinhas, músicas e até perfume. Em interações divertidas, a dupla convida o público a abrir as gavetinhas e descobrir histórias prontas para ser compartilhadas.
Livros artesanais em tamanho grande ajudam a despertar o interesse do público na mediação de leitura costurando memórias, comandada por Manoel Francisco Filho e Daniela Lopes Francisco da Cia. No Caminho do Sol. Com narrativas autorais, as obras abordam temáticas folclóricas e reflexivas, tomando como ponto de partida o olhar afro centrado, desconstruindo estereótipos e favorecendo a diversidade.
ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
Mil olhos, lombadeus e clóvis remelento são apenas alguns exemplos de bichinhos que já foram inventados nas oficinas de Andréia Kusaba, da Dolls Imaginarium, formada em história da arte.
No Circuito Sesc, ela ministra a atividade Bestiárius insectus: construção de insetos imaginativos. Colados ou costurados, feitos de arame, pelúcia, linhas ou papel texturizado, entre outros materiais, eles surgem da criatividade dos participantes e podem dar origem a uma coleção única e muito curiosa.
CENTRAL DE RELACIONAMENTO ITINERANTE
No dia em que o circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em: sescsp.org.br/credencialplena.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários