news-details
Saúde

Bragança Paulista tem 463 casos confirmados de Covid-19

De acordo com informações divulgadas pela secretária de Saúde do município, Marina de Oliveira, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nessa sexta-feira, 26, mais 15 casos de coronavírus foram confirmados em 24 horas na cidade. Com isso, o número total de pessoas já infectadas pelo vírus subiu para 463. A Prefeitura aguarda ainda o resultado de 56 casos suspeitos. A maioria dos pacientes (300) já se recuperou da doença. Oito seguem hospitalizados, 144 estão em isolamento domiciliar e, até o momento, houve 14 óbitos confirmados e um suspeito.

A atenção está sendo redobrada agora que houve flexibilização nas medidas de isolamento e reabertura dos comércios. Muitos estabelecimentos estão sendo fiscalizados e alguns deles até fechados por não cumprirem as determinações da Vigilância Sanitária. “Temos duas equipes para orientar os comerciantes e as pessoas de modo geral. Os fiscais estão trabalhando de segunda a segunda, até à noite. Quinta, inclusive, tivemos que interditar uma lanchonete na João Franco. Não estavam usando máscaras, não tinham álcool em gel para higienização, não seguiram o distanciamento das mesas”, conta a secretária.

Marina pediu a compreensão e ajuda dos comerciantes para seguirem as orientações de saúde e solicitou também que a população contribua na fiscalização, denunciando comércios que não cumprirem os padrões estabelecidos.

Outra preocupação é com os bairros Jardim Águas Claras e Planejada II, que lideram o ranking de casos no município. O comércio local será fechado para diminuir a circulação de pessoas nas regiões, que de acordo com a equipe da secretaria, estava grande. “As equipes de orientação foram aos bairros e encontraram muitas pessoas nas ruas, crianças, adultos atendendo a porta sem máscaras. Usar máscara é solidariedade. Um protege o outro”, destacou Marina.

Por fim, a secretária finalizou a transmissão orientando a população que apresentar algum sintoma gripal que se dirija à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Bom Jesus para ser avaliada por um médico e, em caso positivo, começar o tratamento antecipado, e assim, evitar ocupar leitos. A taxa de ocupação da enfermaria está em 65% e a ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 81%.

FECHAMENTO DO COMÉRCIO

De acordo com o decreto nº 3.316, de 25 de junho de 2020, todos os estabelecimentos comerciais e serviços de atendimento ao público dos bairros Jardim Águas Claras e Planejada II ficam suspensos até o dia 30 de junho deste ano. Não estão na lista as atividades de saúde, farmácias, mercados, supermercados, gás e água.

A justificativa da Administração é que “parte da população desses bairros não está aderindo às medidas preventivas individuais e coletivas, ficando expostas à contaminação pela Covid-19, podendo vir a comprometer o sistema de saúde pública, notadamente os leitos de terapia intensiva”.

Águas Claras e Planejada II têm 24 e 22 casos confirmados de Covid-19, respectivamente, e acumulam um e dois óbitos, também respectivamente, representando 23,1% do total de mortes no município.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image